Procura-se desempregados

Pode até parecer contradição, mas em Criciúma e região a sensação é justamente essa. Há quem diga que por aqui, diferente do que acontece no restante do Brasil, as vagas é que estão procurando os candidatos. Os números divulgados pelo Caged confirmam isso há vagas em aberto e novas sendo criadas e há ainda outro dado. “O número de oferta no banco de empregos da Acic só cresce”, comenta Moacir Dagostim, presidente da Acic. Em entrevista à Massa FM, ele disse que essa dificuldade em encontrar mão de obra não esbarra apenas na qualificação. “Até para postos onde não há exigência de qualquer qualificação profissional não estamos conseguindo mão de obra”, afirma. Claro que você pode tentar justificar esse cenário afirmando que o salário não atrai, mas é melhor algum salário que salário algum. Para tentar aproximar vagas de quem as procura os municípios da região tem voltado a atenção para mutirões de ações de qualificação profissional. “O desafio é esse, qualificar, encurtar distância entre mão de obra e empregadores e permitir que cada vez mais famílias possam ter emprego, renda e dignidade”, destaca o secretário de Assistência Social de Içara, Duca Zata.

Ademir no comando

O suplente de vereador Ademir Honorato é o novo presidente do PL de Criciúma. A decisão foi efetivada na quinta-feira, mas vinha sendo trabalhada já havia alguns dias. Começou com uma conversa entre Giovanni Felipe e Júlia Zanatta e foi concretizada após uma reunião entre Júlia e o ex-prefeito Márcio Búrigo. Júlia será candidata em 2022, quando pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Justamente por isso abriu mão da presidência, tendo assim mais tempo para se dedicar ao seu projeto. Ela fará dobradinha com Márcio Búrigo, que irá disputar vaga na Alesc. A ação também valoriza Ademirzinho, um dos mais combativos vereadores da última legislatura.

Santuário

Viabilizada com os recursos do Fates da Cooperaliança, a obra de acesso ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso, em Içara, segue avançando. Ao longo da semana, equipes da JR, que foi contratada para a execução do projeto, seguiram com a aplicação da camada asfáltica. A previsão inicial era deixar todo o processo finalizado até o início de dezembro, mas a conclusão da obra deve ser antecipada. No calendário do Santuário, a inauguração está prevista para o dia 12 de dezembro. Se as condições sanitárias permitirem, e neste momento tudo indica que sim, será uma festa com programação ampla e que terá como uma das programações a “Corrida Rústica Cooperaliança”. A aposta é que a pavimentação do acesso traga mais conforto para os fiéis e ajude a impulsionar ainda mais o turismo religioso de Içara. “A intenção da cooperativa foi colaborar para que o Santuário siga melhorando sua infraestrutura e se torne cada vez mais uma referência para quem visita Içara”, explica Reginaldo de Jesus, o Dede, presidente da Cooperativa.

Descartado

O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque descartou na quinta-feira qualquer possibilidade de retorno do Horário de Verão. A medida, que foi extinta em 2019 por Jair Bolsonaro, vinha sendo solicitada por empresários do turismo, serviços e hotelaria, que entendem que o Horário de Verão traria benefícios para a economia do país. A manifestação do ministro foi durante a inauguração de uma Termelétrica no Rio de Janeiro. “O horário de verão não foi renovado em 2019 e permanece da forma como está”, disse o ministro colocando um balde de água fria na expectativa de empresários e defensores do horário diferenciado.

Horário estendido

Quase 11 bilhões de reais. Esse é o valor que deve ser movimentado no comércio para o Dia das Crianças. Esses dados são de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais brasileiras. O estudo apontou que 72% das pessoas devem ir às compras no Dia das Crianças. Para aproveitar essa galera que quer gastar, a CDL de Içara tem horário estendido como lojas abertas até as 17 horas. Por aqui a expectativa é de vendas em alta.

Investimento

As ações da Cermoful para o desenvolvimento social e econômico da Região Carbonífera foram apresentadas ao ex-governador Eduardo Pinho Moreira pelo presidente Rudy Recco. A reunião foi na quinta-feira em Florianópolis. A principal iniciativa é a construção de uma nova subestação, em Morro da Fumaça, em atuação integrada com a Celesc. “Nós estamos trabalhando com o objetivo de nos associarmos à Celesc para que possamos viabilizar as obras da subestação. Teremos maior volume na geração de energia, sempre com qualidade. Isso trará muito desenvolvimento aos municípios que a Cermoful atende”, avaliou Rudy.

Protesto

Contra o Governo de Jair Bolsonaro está programado para este sábado no Parque das Nações. Manifestantes prometem caminhada até a Nereu Ramos, onde o ato será concluído. A manifestação, que vai pressionar pelo impeachment do presidente, deve se repetir nas principais cidades do Brasil. “Em Criciúma vamos reunir pessoas de toda a região Sul, que estão cansados deste governo, explica Barbara Teixeira, uma das organizadoras do movimento.

Mais cara

Cervejas mais consumidas no Brasil vão passar por reajuste. Ambev já sinalizou que o aumento será de pelo menos 10% no preço do produto. Reajuste deve chegar ao bolso e ao copo dos consumidores nas próximas semanas.