Doenças têm se manifestado, principalmente, em crianças e podem ser evitadas
Criciúma
Devido aos diversos vírus que normalmente circulam em todo o território nacional nesta época do ano, Criciúma tem registrado aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e gastroenterites em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Em abril, mais de 25 mil atendimentos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h do município. Na maioria dos casos, as doenças se manifestam em crianças e podem ser evitadas com cuidados básicos. Por isso, a Prefeitura de Criciúma alerta a população sobre a importância da vacinação e da prevenção às doenças.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, com a chegada do inverno, os casos tendem a aumentar, gerando lotação nas UPAs e nos hospitais do município. Grande parte das doenças pode ser evitadas por meio da vacinação. Porém, segundo o secretário, a procura da população ainda é baixa, principalmente, de crianças. “Atualmente, a cobertura vacinal da gripe em Criciúma está em 47%. Precisamos atingir 90% do público-alvo. A prevenção dessas doenças é extremamente importante para manter a saúde individual e coletiva da população”, afirmou.
Os imunizantes, como o da Influenza (gripe), estão disponíveis em todas as UBSs de Criciúma. Além do horário tradicional, das 8h às 17h, 11 UBSs do município atendem em horários estendidos, das 7h às 18h30. Aos sábados, a Sala de Vacinação da UBS Boa Vista atende a população das 7h às 16h.
Reforço na equipe
Diante do crescimento dos atendimentos, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a equipe de saúde com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs 24h dos bairros Próspera e Rio Maina. Os profissionais começaram a atender, de maneira emergencial, na última semana. O objetivo é ampliar o acesso ao atendimento para toda a população, em especial, às crianças.
“Tomamos essa iniciativa como estratégia para evitar a falta de atendimento, em específico, para crianças, grupo mais sucessíveis as doenças que aparecem com mais frequência no período de inverno. Desta forma, pretendemos auxiliar a demanda de atendimento do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), bem como as nossas unidades de saúde”, explicou o secretário. A nova equipe atuará nas UPAs no prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período se necessário.
De acordo com o médico e diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Ronald Benedet Barroso, além da vacinação, a população pode tomar alguns cuidados simples para evitar o contagio e transmissão de SRAG e gastroenterites. Segundo o médico, as principais medidas são:
SRAGs:
- Uso constante de álcool em gel nas mãos, principalmente, ao tocar em objetos em lugares públicos.
- Não tocar na boca, nariz e olhos ao encostar em objetos coletivos, sem antes usar álcool em gel e/ou lavar as mãos.
- Limpar o nariz com lenço descartável.
- Ao apresentar sintomas, usar máscara para proteção, principalmente, em ambientes fechados.
- Manter ambientes pequenos e fechados arejados, com janelas abertas.
- Ao tossir, pôr o braço (não a mão) em frente a boca e nariz.
- Procurar atendimento médico caso apresente sintomas gripais.
Gastroenterites:
- Higienizar frutas e verduras depois de compradas.
- Armazenar corretamente os alimentos.
- Cuidado ao ingerir alimentos fora de casa.
- Lavar as mãos após usar o banheiro.
- Beber água filtrada ou fervida.