Clubes começam a preparação dos estádios

4

As equipes que já estavam na disputa no ano de 2019 farão pequenos ajustes, mas alguns clubes precisam estar de acordo com o manual da federação

O Campeonato Catarinense Série A 2020 terá bola rolando no dia 22 de janeiro, mas quatro clubes já pensam na competição e avançam no processo de modernização dos seus estádios para a disputa: Marcílio Dias, Concórdia, Juventus e Brusque. Os itens principais que passam por reformas são o campo de jogo e os vestiários.

Já as equipes como o Criciúma, Figueirense, Avaí, Chapecoense, Joinville e Tubarão precisam ajustar pequenos detalhes para não terem problemas no momento das vistorias feitas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para ter o aval definitivo para a disputa.

Alguns dos parâmetros do processo de modernização das praças de esportes e o incremento na infraestrutura dos estádios em Santa Catarina estão estabelecidos no Manual de Infraestrutura de Estádios da Federação Catarinense de Futebol, instituído em 2017, já no primeiro ano da gestão do presidente Rubens Renato Angelotti. Um dos principais objetivos do manual é atingir uma padronização na estrutura dos estádios catarinenses à altura das competições organizadas pela Entidade.

Os quatro clubes que atravessam o processo de adequação aos critérios estabelecidos no manual estão em estágios distintos de evolução. O Clube Náutico Marcílio Dias está mais adiantado, já realizou a troca do gramado, a reforma das casas-mata e ampliou os vestiários.

A superfície do gramado do estádio Dr. Hercílio Luz foi adequada aos parâmetros exigidos, com declividade para as laterais e utilizando um único tipo de grama, “bermuda”. Já as casas-mata foram ampliadas para atender ao número mínimo de assentos determinado e o sistema de iluminação também teve sua capacidade ampliada com a instalação de novos refletores na arquibancada social.

O presidente do Marcílio Dias, Lucas Brunet, falou sobre o processo de modernização do estádio, “Fizemos a adequação das casas-mata com a ampliação e instalação de poltronas de couro, reformamos e ampliamos o vestiário visitante, também ampliamos o vestiário do clube e fizemos ainda um terceiro vestiário. Até o mês de janeiro vamos terminar a sala para os exames antidopping e vamos colocar cadeiras em todo o setor social do estádio”.