Candidatos ao Senado fazem debate na Som Maior

22

Rádio de Criciúma chamou os candidatos com mais de cinco representantes no Congresso Nacional

Criciúma

Sete candidatos que disputam a vaga de Santa Catarina no Senado se reuniram ontem (22) em Criciúma para um debate promovido pela Rádio Som Maior. Todos os candidatos com mais de cinco representantes no Congresso foram convidados, mas o ex-governador Raimundo Colombo, candidato pelo PSD, optou por não comparecer. Participaram do encontro Afrânio Boprê (Psol), Celson Maldaner (MDB), Dário Berger (PSB), Luiz Barboza Neto (Novo), Kennedy Nunes (PTB), Hilda Deola (PDT) e Jorge Seif Júnior (PL).

A deficiência enfrentada na área da saúde foi um dos principais temas abordados durante o encontro. Além da crise vivida recentemente por conta da carência de leitos de UTI, os candidatos também falaram da necessidade de revisão da Tabela SUS e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos principais hospitais do Estado, como o caso do São José de Criciúma. “As pessoas querem viver mais e melhor e nós homens públicos não podemos poupar recursos nem esforços para ampliar esses serviços”, destacou o candidato do PSB Dário Berger. “É preciso atualizar a tabela do SUS que não é revista há 20 anos. E tem as questões dos Hospitais filantrópicos, mesmo que eles prestem serviço aos SUS eles são de iniciativa Privada e isso em Brasília precisa ser revisto”, emenda Kennedy Nunes.

Os postulantes à única cadeira disponível no Senado no pleito deste ano também trataram de incentivos à agricultura e da infraestrutura de Santa Catarina.  Hilda Deola, do PDT, única mulher presente ao encontro, fez questão de ressaltar a necessidade de ampliar a representatividade feminina na política. 

Os principais embates do encontro foram registrados entre Dário Berger (PSB) e sua posição pró-Lula e Jorge Seif. O ex-secretário especial da pesca fez ampla defesa do atual presidente e candidato a reeleição. Afrânio também defendeu Lula e não perdeu a oportunidade de atacar Dário ao lembrar que ele foi um dos responsáveis pelo impeachment de Dilma Roussef.