Evento também vai acontecer em Orleans, Içara, Cocal do Sul e Forquilhinha durante a semana
A 5ª edição do Festival Nacional de Teatro Revirado começa hoje (27) com peças teatrais de 14 companhias de várias regiões do Brasil e também da Argentina. Além de Criciúma, o Festival será realizado nas cidades de Orleans, Içara, Cocal do Sul e Forquilhinha. Os ingressos podem ser emitidos, gratuitamente, pelo site Minha Entrada.
Todas as noites o Teatro Elias Angeloni, abre as portas para apresentações teatrais com linguagens e temáticas bem diversificadas. Importante observar a classificação indicativa. A entrada é gratuita, com sugestão de ponto de coleta de kits de higiene e/ou produtos de limpeza, em solidariedade aos vizinhos gaúchos
A abertura, às 19h30, terá o espetáculo “Amor Negro Amor” (foto), do Coletivo Ação Zumbi, de Florianópolis. O espetáculo teatral musicado aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor. No início com 16 integrantes, atualmente conta com cerca de 40 membros.
A mostra é promovida pelo Grupo de Teatro Revirado e terá 25 apresentações gratuitas para diversos públicos. Para promover a acessibilidade, um tradutor de Libras integra os espetáculos. As apresentações serão realizadas em parques, praças, centros culturais e teatros das cidades. A extensa programação pretende levar muito teatro e cultura ao público, sendo um dos eventos artísticos mais importantes do calendário cultural do sul de Santa Catarina. Promovido a cada dois anos, a primeira edição foi realizada em 2017 em comemoração aos 20 anos de trajetória do Grupo de Teatro Revirado.
Por ser um Festival itinerante, durante o dia, as peças que serão apresentadas nos demais municípios da região serão em espaços alternativos como pátios de escola e quadras cobertas. “A ideia do projeto é descentralizar a difusão teatral, levando cultura e diversão a diversos públicos”, comenta o organizador Reveraldo Joaquim.
As apresentações matutinas e vespertinas no Teatro Elias Angeloni estarão abertas às escolas de Criciúma. Amanhã (28), às 9h30 e 14h, o Poeira Grupo de Teatro, de Florianópolis, apresentará o espetáculo Percursos: O Último Voo de Um Menino, e na quarta (29), a Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul, trará a peça Rio Bernunça às 9h30. O agendamento com as escolas interessadas poderá ser feito diretamente com a organização do Festival, através do telefone (48) 99644-1849, com Reveraldo Joaquim.
Foram 429 peças inscritas do Brasil e Argentina. Para este ano, entre artistas e produção local, o Festival conta com aproximadamente 150 pessoas envolvidas diretamente, movimentando e aquecendo a economia local. Nas quatro primeiras edições passaram pela região sul do estado 219 artistas de 55 grupos, totalizando 141 apresentações gratuitas para um público aproximado de 35 mil pessoas, além de atividades formativas para os mais diferentes públicos.
O 5º Festival Nacional de Teatro Revirado é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Eliane, Diamante Energia, Farbem e Giassi Supermercados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio da Brametal, da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul, da Prefeitura Municipal de Orleans e da LeyBack.