Eleição marcada

Depois de uma série de contratempos a eleição que vai definir o novo Conselho de Administração da Cermoful tem data definida. A votação será realizada no dia 13 de junho. A data já está confirmada e será oficializada em edital que a cooperativa publicará em breve. A eleição estava agendada para o final de março, mas foi cancelada em razão da pandemia. Acabou sendo marcada para o dia 15 de maio e foi novamente suspensa. A disputa, que tem seis chapas inscritas, deve movimentar mais de 7 mil associados. Ontem foi divulgado o plano de segurança sanitária para a realização das eleições 2021. O plano é uma das exigências para que o processo eleitoral seja viabilizado.

Vítima de Covid

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Moacyr Luiz de Costa, morreu ontem vítima de coronavírus. Ele tinha 79 anos e estava internado lutando contra as complicações provocadas pelo vírus. Contador de formação, Moacyr se elegeu pelo MDB e foi um dos presidentes do Poder Legislativo da Cidade. Também foi um dos responsáveis pela Fundação da Cermoful. Ele era casado e deixa a esposa e quatro filhos.

Reação

Tucanos da região reagiram contra a aproximação dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois conversaram e publicaram fotos lado a lado. Lula e FHC trataram de ações focadas em 2022, ano de eleição presidencial. Por aqui, o prefeito Clésio Salvaro e a deputada Geovânia de Sá reagiram. Em postagens nas redes sociais eles lembraram do governo FHC e agradeceram os feitos do ex-presidente, mas rejeitaram a aproximação com o PT. “Temos é que lutar pela despetização total do país”, escreveu Salvaro em seu Instagram. Geovânia foi na mesma linha.

Em campanha

Reitora Luciane Ceretta e o vice Daniel Preve deram início a uma série de visitas as turmas de estudantes da Unesc. Os encontros com os cursos estão acontecendo de forma online, onde estudantes, professores e candidatos dialogam resgatando ações e prospectando os próximos quatro anos. “Este é um momento muito importante de escuta e diálogo que é fundamental para o processo da universidade que fizemos e queremos. O voto universal é uma voz importante dos acadêmicos, na consolidação da Unesc democrática, participativa e plural que supera e reinventa”, afirmou Luciane Ceretta.

Reforçando

CDL de Içara está reforçando as ações da Campanha “Alimente o Bem”. Desenvolvida em Parceria com a Associação Empresarial e com a Igreja Católica a campanha está arrecadando alimentos para as famílias carentes do município. “Nossa intenção é fazer a primeira distribuição no próximo fim de semana. Vamos fazer no modelo mercado solidário. Cada um entra e leva o que precisa”.

Perdendo o medo

O secretário Acélio Casagrande acredita que parte da população está aos poucos perdendo o medo do coronavírus. Esse seria, segundo ele, um dos motivos para que o número de casos ativos siga elevado em Criciúma. “Não tem outra explicação. Estamos com mais de mil casos e não conseguimos baixar. As pessoas estão aglomerando e perdendo o medo e isso é muito ruim”. Em entrevista à Massa FM Casagrande também falou sobre o modelo de vacinação adotado neste momento. “Não concordo com a vacinação apenas das comorbidades. Está muito lento porque as pessoas tem dificuldades de confirmar estas comorbidades. Deveríamos ter mantido a vacinação por idade porque precisamos acelerar a imunização”.