Projeto piloto em Santa Catarina terá como base a Escola Municipal de Educação Básica Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no bairro Raichaski

Içara

Foi empossada na noite de quarta-feira a primeira diretoria do Conselho Comunitária de Segurança Juvenil da Escola Municipal de Educação Básica Maria Arlete Bitencourt Lodetti. O Conseg Juvenil é um projeto piloto de Segurança na Escola, que está sendo implantado com pioneirismo em Santa Catarina. A primeira presidente eleita e empossada é a estudante do 8º ano de Ensino Fundamental Luany Vitória Nunes da Costa.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Içara, Adriana Rocha Colombo, explicou como nasceu o projeto que foi levado para aprovação de secretária de Educação Rose Reynaud Mayr, que já mandou procurar a direção da Escola Arlete Lodetti, onde o projeto também foi aceito e começou a ser desenvolvido com o pedido de autorização dos pais, para que os alunos pudessem estar participando.

Adriana destacou que 99 pais autorizaram os filhos a participar e que desta forma foi realizada uma dinâmica para que se chegasse a escolha da diretoria, que ficou formada com Luany Vitória Nunes da Costa, como presidente; Debora Cardoso da Silva, do 9º ano, como vice-presidente; Monica da Silveira do Nascimento, do 9º ano, como 1ª secretária; Renan Gabriel do Prado, do 9º ano, como 2º secretário; Filipe Emanuel da Silva, do 8º ano, da Comissão de Ética e Disciplina; Isadora Pires de Jesus, do 9º ano, da Comissão de Ética e Disciplina; Larissa Esteves Raichaski, 8º ano, Assuntos Comunitários; e Isadora Fernandes Constantino, do 7º ano, Assuntos Comunitários. Eles foram eleitos no dia 1º de outubro.

Após, oficialmente, serem empossados, os estudantes fizeram o juramento. A presidente empossada Luany Vitória Nunes da Costa, disse que espera dar tudo certo e que os alunos venham a se sentir mais seguras. Segundo ela, uma das primeiras ações foi a colocação de urnas dentro do espaço escolar para que os alunos possam fazer denúncias, críticas e sugestões. Segundo ela, na próxima semana, o Conseg Juvenil vai ter uma reunião com a presidente do Conseg Içara para traçar mais ações.

Todas as forças de segurança com representatividade no Conseg estiveram representados, assim também como a prefeita Dalvânia Cardoso, junto com a secretária de Educação se fizeram presente na cerimônia de posse.