Ele também recebeu demandas da região em agenda por Criciúma para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Distrito do Rio Maina

Criciúma

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Criciúma na sexta-feira (18) para a solenidade de inauguração da UPA 24h José Marcomin. O evento foi na Rua Santos Uggioni, no Distrito do Rio Maina, onde antes funcionava a Policlínica. Nesta passagem, Queiroga recebeu demandas de secretários de Saúde da região e falou algo importante para o futuro do Brasil: a pandemia deve ser encarada em breve como endemia no país.

UPA 24h

“A presença do Governo Federal, por meio do ministro, além de todas as autoridades e da comunidade, demonstra a importância da nova unidade, não só para Criciúma, mas para toda a região. É o Sul que ganha, com o investimento em saúde e atendimento humanizado e de qualidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, pela inauguração da UPA 24h.

“Temos o compromisso com a vida, e sabemos que é isso que veremos aqui, por isso a alegria de presenciar um momento como esse, em um local onde os profissionais vão salvar a muitos”, destacou o ministro, em sua visita à nova Unidade.

A unidade iniciou oficialmente os atendimentos às 16h de sexta-feira (18). O espaço atenderá urgência e emergência sem a necessidade de agendamentos. Os serviços de odontologia estarão disponíveis das 6h às 24h. Além disso, a unidade contará com raio-x e colocação de gesso, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A partir do dia 14 de março, podem ser realizadas, ainda, aproximadamente 400 pequenas cirurgias/mês.

A unidade contará com três médicos clínicos gerais, um técnico de gesso, um técnico de raio-x, quatro técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um gerente de enfermagem, um diretor, um auxiliar de saúde bucal, um dentista, uma farmacêutica, além de serviços gerais, vigia, recepcionistas, RH, financeiro e serviço social, serviços de manutenção e informática e auxiliares de almoxarifado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a unidade diminuirá o fluxo da UPA da Próspera. “Um local que vai trazer um atendimento cada vez mais humanizado a todo o município, diminuir o tempo de espera e melhorar a qualidade no atendimento dos que procuram o serviço”, ressaltou.

Ministro fala de endemia

Marcelo Queiroga, em conversa com a imprensa, fez previsão para o relaxamento de medidas sanitárias em relação a pandemia de Covid-19. Para ele, o Brasil deve em breve passar a tratar a pandemia como endemia. Queiroga citou países da Europa que adotaram o relaxamento de medidas sanitárias como o Reino Unido, Espanha e Portugal. Também citou locais dos estados Unidos como Nova Iorque, que segue o mesmo caminho. Ele avaliou ainda que a pressão sobre o sistema de saúde na contaminação com a variante ômicron foi menor do a expectativa das autoridades sanitárias.

“Aqui no Brasil nós fomos atingidos como os outros países pela variante ômicron, tivemos recorde de casos, mas a pressão sobre o sistema de saúde não foi tão forte quanto na segunda onda causada pela variante gama”, enfatizou. O ministro informou que estudos sobre o tema já estão em andamento e que em 60 dias já há como fazer previsão sobre relaxamento de medidas.

A nomenclatura do tratamento às doenças, conforme a disseminação, são: surtos, endemias e pandemias. O Covid -19 foi determinado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde pela escala que conseguiu atingir. Sendo endemia, a doença será entendida como recorrente, tendo a população que conviver com ela, e sem um aumento significativo de casos.

Pedidos ao ministro

Os secretários de saúde dos municípios da região carbonífera solicitaram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a renovação da frota de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O ofício da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR-Carbonífera) foi entregue ao Ministro hoje pela manhã, em Criciúma, antes da inauguração da UPA do Rio Maina.

Conforme a coordenadora da CIR-Carbonífera e secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, o pedido de renovação é em especial de quatro ambulâncias, que funcionam em Içara, Siderópolis, Lauro Muller e Morro da Fumaça. “Elas estão com mais de cinco anos de uso, e tiveram a situação agravada pelo uso durante a pandemia”, explicou a Marijane.

“Temos tantos e tantos pedidos, mas a prioridade é a questão da renovação da frota do Samu, que atende através do 192”, disse a secretária. Hoje a região conta com oito ambulâncias de unidade básica e mais uma unidade de suporte avançado. No documento entregue ao Ministro, os secretários também solicitaram mais duas ambulâncias para ampliação da frota.