Reforma na pauta
Unesc realiza nesta segunda-feira uma palestra aberta a toda a comunidade para tratar de reforma tributária. O tema ainda está na pauta do Congresso e após a votação da regulamentação é que o país vai conhecer um pouco melhor todo este processo. “O evento é aberto ao público em geral, sendo uma oportunidade para todos os interessados em compreender e se preparar para as mudanças que se avizinham no sistema tributário brasileiro”, comentou o coordenador do curso de ciências econômicas da Unesc, Thiago Fabris. Segundo ele, a palestra visa oferecer aos empresários, aos acadêmicos e interessados, uma compreensão mais clara dos possíveis desdobramentos da reforma, esclarecendo dúvidas sobre as alterações previstas, seus beneficiários e os prováveis ajustes no cenário tributário nacional.
Focado
Jorge Mosquito segue trabalhando focado na pré-campanha no Balneário Rincão. Em entrevista à Massa FM ele detalhou que vem se dedicando a percorrer o município e conversar com a comunidade para forjar o seu projeto de governo. “Estamos conversando com as pessoas. Isso é muito importante. Temos ouvido muitas queixas em especial relacionadas à área da saúde e também na infraestrutura. Há obras importantes ligadas em especial aos bairros mais periféricos e que precisam ser feitas. Isso vai para o nosso plano de governo porque será uma meta para os próximos anos e um compromisso do nosso mandato em caso de vitória.”
Pagando
Mais de 33 milhões de aposentados e pensionistas do INSS recebem a segunda parcela antecipada do décimo terceiro, o abono natalino. No total, são mais de R$ 33 milhões. O pagamento desta segunda parcela ocorre junto com o repasse do benefício referente a este mês, que começa a ser feito entre esta sexta, 24 de maio, e sete de junho, de acordo com o dígito final do número do benefício. Segundo o INSS, nesta parcela serão feitos os descontos do Imposto de Renda. Para os beneficiários afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o governo federal vai antecipar, também, o pagamento referente a junho. Assim, nesta sexta, eles recebem os benefícios de maio, junho, e a segunda parcela do 13º.
Sem defesa
O prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier, preso preventivamente desde abril, não apresentou sua defesa na Comissão de Investigação e Processante (CIP). A comissão da Câmara de Vereadores apura a prática de infração político-administrativa por parte de Luís Gustavo. A CIP realizou a sua segunda reunião na sexta-feira, dia 24, na qual o presidente, Caio De Noni (MDB), informou que não houve apresentação da defesa de Cancellier. Por conta da ausência de advogado e em atenção ao princípio da ampla defesa e do contraditório, a CIP decidiu, por unanimidade, oficiar a subseção da Ordem dos Advogados e a Defensoria Pública de Criciúma para que indiquem advogado para o prefeito Gustavo Cancellier até o dia 28 de maio.
Cobrança
A conclusão da obra no centro comunitário do Bairro Jaqueline foi cobrada pelo vereador Edson Freitas (MDB). Em indicação ao Poder Executivo, o parlamentar frisa que os moradores estão sem utilizar o espaço para diversas atividades em virtude da paralisação dos trabalhos. “Há mais de dois anos a comunidade conseguiu os recursos junto à deputada Ada De Lucca e a obra ainda não foi concluída. Os moradores destacam que a associação terá muitos proveitos, entre reuniões de clube de mães, eventos festivos, cursos e para aulas de zumba”, completou Freitas.
Estacionamento para pessoa com deficiência
A possibilidade da instalação de placas de trânsito informando vagas reservadas para pessoas com deficiência, em frente às suas residências conforme as devidas necessidades foi sugerida pela vereadora Carla Vieira de Souza (MDB) ao Executivo Municipal. Carla explicou que a medida visa promover a inclusão e facilitar a mobilidade desses cidadãos, observando a legislação e necessidade de cada caso. E, sobretudo resguardando o direito de sair de casa, pois muitas vezes impedido por conta de veículos estacionarem próximos as rampas de acesso. “Ao garantir espaços de estacionamentos próximos às suas casas, facilitamos o acesso dessas pessoas aos seus lares promovendo uma maior independência e autonomia”, disse Carla.