Pronta para o leilão

O futuro da tarifa praticada pela Cooperaliança pode ser definido nesta sexta-feira. Amanhã a cooperativa vai participar do leilão para compra de energia do mercado livre. Pelo menos 40 empresas se habilitaram, mas as exigências feitas pela cooperativa reduziram o número de participantes. “Estamos com a expectativa de que a situação seja resolvida nesta sexta e possamos encaminhar a compra de energia a partir de 2021. Nosso foco é manter a competitividade da cooperativa e garantir para o nosso consumidor um preço atrativo de energia. O papel da cooperativa é esse, garantir energia de qualidade e com bom preço”, ressalta o presidente Reginaldo de Jesus. A energia com preço atrativo assegurada pela Cooperaliança tem sido um dos fatores fundamentais para o crescimento de Içara nos últimos anos.

Sem novidades

Prefeitos das três regiões do Sul do Estado se reuniram ontem, de maneira online, para cobrar do secretário de Estado da Saúde algumas soluções efetivas para o enfrentamento da pandemia na região. Sem leitos suficientes de UTI e ainda recebendo pacientes de outras regiões, o Sul entrou na bandeira vermelha, em um cenário considerado gravíssimo. Durante a “live”, o secretário André Motta Ribeiro foi duramente cobrado pelos prefeitos do Sul do Estado. O secretário Acélio Casagrande também não poupou críticas. Lembrou da lentidão da resposta do Estado. “Já havíamos alertado da necessidade de novos leitos de UTI no São José e no São Donato. Em Araranguá, o hospital é gerido pelo Estado, porque não ampliar a oferta lá”, ressaltou. O prefeito de Treze de Maio, que preside a Amurel, lembrou os secretários que o problema foi previsto há 90 dias, mas o Estado nada fez. Na prática, o secretário também disse pouco. Se defendeu das críticas, mas de prático mesmo deixou devendo mais uma vez.

Fechou

Prefeitura do Rincão vai ficar fechada pelos próximos dias depois que funcionários testaram positivo para o novo coronavírus. Período de fechamento é necessário para a limpeza e sanitização do local.

Contaminado

Deputado Volnei Weber está com coronavírus. Informação foi repassada durante a reunião realizada ontem entre as três microrregiões do Sul com o secretário André Motta Ribeiro.

Novo parque

Audiência pública programada para esta sexta-feira em Nova Veneza vai discutir a criação de um parque ambiental municipal na cidade. Projeto prevê a transformação em parque da área de mata que fica próximo à Câmara de Vereadores. “A ideia é criar mais um atrativo ao município semelhante ao que é explorado em Maracajá”, explica Juliano Mondardo Dal Molin, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza.

Reciclou

O presidente também falou sobre o projeto que Nova Veneza prepara para implantar na cidade e que foi inspirado no reciclou Levou de Içara. “Vamos melhorar e ampliar a arrecadação de material reciclável e vamos incentivar a agricultura familiar de Nova Veneza. Estamos ajustando o projeto”.

Mais cara

A partir do próximo dia 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá que seguir novas especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) que melhoram o rendimento dos veículos. A expectativa, porém, é que a melhoria da qualidade tenha impacto no preço do combustível.

Homenagem

Governo de Içara fez homenagem a primeira empresa a se implantar no condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira. A TCA já está operando na transformação veicular. “Nesse momento de crise sempre é bom destacar a atividade produtiva da iniciativa privada que gera emprego. Isso ajuda a elevar a autoestima da nossa população”, destacou o prefeito Murialdo.

Estragos

Estragos provocados pelo ciclone bomba passam dos 860 milhões de reais em SC. 85% dos municípios catarinenses registraram problemas. 240 já informaram seus prejuízos ao Sistema do Ministério da Integração Regional. Em Criciúma, o maior dano foi na bananicultura.

Pedido

Vereador Israel Rabelo encaminhou na sessão desta semana do legislativo de Içara pedido de manutenção para parte da Avenida Procópio Lima. Queixa faz referência aos bairros Cristo Rei e Raichaski. “Enquanto essa alça não for asfaltada e a drenagem não for devidamente dimensionada para evitar os alagamentos, o Poder Executivo deve manter a via em boas condições”, comentou Rabelo

Boeira

O Hospital São Donato recebeu hoje o ex-deputado federal Jorge Boeira (PP), autor de uma emenda que permitirá modernizar a lavanderia e ativar mais uma sala no centro-cirúrgico. Os equipamentos já estão em fase de licitação, por isso, logo estarão à disposição. “Içara foi uma das cidades mais impactadas pela duplicação da BR-101 Sul. Foi uma obra que trouxe muito desenvolvimento e isso exigiu também o aparelhamento da cidade. Sabemos das dificuldades do hospital e do trabalho realizado para responder aos desafios. Os recursos que aplicamos são do povo e devem ser retornados a comunidade”, indica o ex-parlamentar

Prova de vida

Prova de vida do Inss está suspensa até setembro. A pandemia, claro, é o que motiva essa suspensão. O INSS estuda usar a tecnologia e pode começar a fazer a prova de vida via celular.