Momento climático não ajuda o Sul do Brasil, que ainda enfrenta cheias em várias regiões
Da Redação
A região sul de Santa Catarina enfrentará um fim de semana marcado por instabilidade climática, conforme aponta o boletim meteorológico para os próximos dias. A sexta-feira (24) começará com chuvas e temporais localizados, especialmente durante a madrugada e manhã, devido à presença de uma frente fria em deslocamento pelo estado. Espera-se um declínio acentuado na temperatura ao longo do dia, com ventos moderados a intensos, variando de noroeste a sudoeste, com rajadas mais significativas no Planalto Sul e Litoral, podendo alcançar de 60 a 90 km/h.
Neste sábado (25), ainda sob influência da frente fria, o oeste e sul catarinense terão predomínio de nuvens, com possibilidade de chuva fraca ocasional. Nas demais regiões, espera-se sol com aumento de nebulosidade ao longo do dia. As temperaturas permanecerão baixas em todo o estado, com ventos fracos a moderados, soprando do sudoeste ao sudeste, com rajadas especialmente no Litoral, alcançando de 50 a 70 km/h.
No domingo (26), o cenário será de predomínio de nuvens em Santa Catarina, com poucas aberturas de sol e chances de chuva, principalmente no Litoral e áreas próximas, devido à circulação marítima e à presença de um cavado na região oeste do Sul do Brasil. As temperaturas continuarão baixas, com umidade elevada, e os ventos soprarão predominantemente do sudeste, com variação para nordeste no oeste, mantendo-se fracos a moderados.
E o início da semana também será marcado pela instabilidade, com previsão de chuvas em decorrência da formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Contudo, ao fim do dia, espera-se uma melhora gradual nas condições meteorológicas. As temperaturas seguirão baixas em todo o estado, acompanhadas de ventos de intensidade fraca a moderada, variando do sul ao nordeste, com possibilidade de rajadas.
Nível do Guaíba sobe
As chuvas dos últimos dias, resultou no aumento no nível do Rio Guaíba. Em apenas cinco horas, subiu 14 centímetros, atingindo 3,96 metros. Às 7h15 de quinta-feira (23), o nível reduziu ligeiramente para 3,9 metros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas fortes para o Rio Grande do Sul, incluindo risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em encostas.
Previsões indicam precipitações superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Além disso, há alertas de perigo de tempestades com ventos intensos e queda de granizo em diversas regiões do estado, destacando-se a região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste.