Criciúma e Brasil

Em nota divulgada na manhã de ontem (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu devido à abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste. Conforme a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Em Criciúma, 60 mil interrupções

Diversas cidades do Sul de Santa Catarina também sofreram pane no fornecimento de energia elétrica na manhã de ontem (15). Bairros de Criciúma apresentaram queda de energia. “O problema foi nacional. Não foi algo da nossa região”, explicou Enaldo dos Santos, gerente regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

O que ocorreu foi uma “subfrequência”, que ocorre quando há um déficit de geração de energia. No site da Celesc, Criciúma apareceu com mais de 60 mil interrupções de energia (veja tabela nesta página).

O apagão nacional afetou também semáforos na cidade. Os agentes da DTT de Criciúma foram para as ruas e orientaram os motoristas. Os semáforos voltaram a funcionar por volta das 9h30.