Garoto de quatro anos está fazendo tratamento contra o câncer e precisa de ajuda financeira para bancar as despesas com cirurgia e medicamentos

Içara

O pequeno Valentim de quatro anos está passando por sérios problemas de saúde e está conseguindo ajuda de muita gente para tentar superar os obstáculos e voltar a ter uma vida saudável. Com a doença do garoto, toda a família se envolveu e começou a buscar todas as formas de tratamento. Na quarta-feira, o Rotary Clube de Içara entregou para a família R$ 3 mil para ajudar nos custos do tratamento. “Quero agradecer imensamente ao Rotary Clube por esta ação e também a todas as pessoas que estão ajudando o Valentim para que ele se recupere deste problema de saúde”, fala a avó do garoto Ane Bach.

Segundo a avó, até o mês de dezembro do ano passado, o Valentim levava uma vida normal, foi quando começou a apresentar alguns problemas como perder o equilíbrio das penas. O menino foi encaminhado para os médicos do SUS e eles detectaram que o problema poderia ser fraqueza. Como o garoto continuou apresentando o problema a família procurou ajuda de especialistas e o exame feito diagnosticou que o problema era um nódulo blastoma no cérebro.

Valentim passou por uma cirurgia e nos primeiros dias passou a não falar, enxergar e nem a andar e depois começou a fazer, aí sim através do SUS, os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. O garoto ainda faz tratamento com medicação alternativa por indicação de um médico dos Estados Unidos e toma medicamentos que precisam ser comprados porque o SUS não cobre. “Graças a Deus, as pessoas que estão fazendo corrente de oração e aos médicos que tem ajudado com o tratamento, o Valentim já voltou a enxergar, a falar e já está andando com ajuda. Os médicos dizem que é um milagre, mas tenho certeza que ai tem a mão de Deus”, relata a avó.

Ane destaca que a família passou a ter dificuldades para a manutenção das despesas e que um amigo da família sugeriu que fizesse uma rifa para conseguir alguns recursos. O problema chegou até o Alex das Lojas de Móveis De Luca, que vendeu uma televisão com um bom desconto para ser colocada na rifa e levou o problema até os integrantes do Rotary Clube de Içara.

Como o Rotary estava promovendo um jantar beneficente para angariar fundos para uma pessoa cadeirante, que conseguiu ajuda com outras pessoas, resolveram também dividir a renda do evento e destinar parte dos recursos para a família do Valentim. A entrega foi realizada na quarta-feira. “Com o problema apresentado pelo Valentim todas as nossas economias acabaram nos primeiros meses de tratamento, sem contar que precisamos nos afastar do trabalho para viver em função da doença do Valentim”, explica a Avó.

Agora nos últimos dias, o menino quase não está comendo e está com a imunidade baixa e por isso não consegue fazer a sessões de quimioterapia e de radioterapia. “É uma luta constante. Tem que ter muita força e se encorajar todos os dias, por isso peço que coloquem em suas orações e peçam pela melhora do Valentim”, solicita dona Ane.

O presidente do Rotary Clube de Içara, Joi Luiz Daniel, que entregou os recursos para a família na quarta-feira, explica que os companheiros de Rotary sempre fazem este tipo de campanha para as pessoas quando ficam sabendo e ainda participam das campanhas nacionais e internacionais. “Em parceria com o Rotary do Rio Maina organizamos esta paella e conseguimos ajudar esta família. Sempre procuramos a trazer uma vida melhor para as pessoas que necessitam”, ressalta o presidente do Rotary.