Em outubro

Município de Criciúma vacinou nesta quarta-feira moradores com 57 anos contra a Covid-19. Entre os vacinados está o prefeito Clésio Salvaro, que também recebeu a primeira dose. Nesta quinta-feira a vacinação inicia para criciumenses com 56 anos. Para imunização é necessário estar cadastrado no portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br e levar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência. Em entrevista à Massa FM, o secretário Acélio Casagrande destacou que a retomada da vacinação por idade fez a imunização ganhar um novo ritmo. Acélio, aliás, tem uma previsão ainda mais otimista que a dada pelo Governo do Estado. “Eu acredito que até o começo de outubro vamos conseguir vacinar toda a nossa população que tem mais de 18 com pelo menos uma dose. Claro que para isso as vacinas precisam continuar chegando nesta mesma velocidade, mas acredito que será possível sim”. Segundo o secretário, o grande desafio é permitir que a cidade tenha um natal bem diferente do último. “Será um alívio muito grande. Se a previsão se concretizar vamos conseguir nos abraçar outra vez no fim do ano. Enquanto isso não acontece precisamos manter os cuidados”, avisa.

Em Forquilhinha

Prefeito José Claudio Gonçalves está apertando a fiscalização. “As pessoas se acostumaram com o coronavírus e isso é muito ruim. Isso é um risco para uma nova onda de casos”, comenta. Por conta disso, ele baixou decreto na cidade que reduz para 30% a capacidade de atendimento de bares, restaurantes e templos religiosos. “E vamos iniciar a fiscalização. Não queremos punir ninguém, mas precisamos que as regras sejam respeitadas”.

Extinta

Está extinta a ação impetrada pelo vereador em Exercício Rodrigo Gonçalves (PP) e que pedia a cassação da Bancada do MDB de Içara. A ação questionava uma fraude na cota de gênero na eleição de 2020 na cidade. A alegação é que teriam sido utilizadas candidaturas laranjas para atingir a cota de 30% de candidaturas femininas exigidas pela legislação. Se a ação fosse julgada procedente o documento que homologa as candidaturas seria anulado e junto todas as candidaturas. Com isso os votos passariam a ser considerados nulos, os eleitos perderiam o mandato e a Justiça Eleitoral definiria a recomposição das cadeiras no legislativo.

A decisão

No entanto, na decisão publicada ontem, o juiz Fernando de Medeiros Ritter sentenciou: “Os fatos demonstrados não são aptos para a caracterizar fraude à lei, indispensável para a configuração do objeto da demanda. Esta Corte já se pronunciou no sentido de que o fato de candidatas alcançarem pequena quantidade de votos, não realizarem propaganda eleitoral, ou, ainda, oferecerem renúncia no curso das campanhas, não é condição suficiente, por si só, para caracterizar burla ou fraude à norma, sob pena de restringir-se o exercício de direitos políticos com base em mera presunção. (…) No mais, além de prejudicado pela improcedência, sequer há condições indispensáveis para o regular trâmite do pedido de responsabilização dos dirigentes partidários por eventual fraude, pois ausente o interesse de agir, tendo em vista a inadequação da via eleita (…) JULGO EXTINTO O FEITO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO em relação ao partido Movimento Democrático Brasileiro de Içara/SC”, concluiu.

Avançando

Projeto que prevê implantação de fábrica de carros elétricos em Criciúma deu mais um passo nesta quarta-feira com visita dos empreendedores a Satc. A região tem mão de obra e conhecimento para receber a empresa. A expectativa é que o investimento se consolide e coloque a cidade na lista de municípios com empreendimentos na área da inovação.

Empolgada

Diretora de Marketing da CDL de Criciúma, Lúcia Búrigo, não esconde a empolgação com o bom momento vivido pelo comércio. Segundo ela, a aposta é de um Dia dos Namorados de vendas em franco crescimento e que vai ajudar a consolidar o processo de recuperação do setor, que foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19.

Antenado

Ex-vereador Itamar da Silva segue antenado no mundo da política e nos dá a honra de ler este espaço todos os dias. Cumprimentos a ele.

Trabalho extra

Prefeitos da região vão ter trabalho extra pelos próximos dias. Chuva forte que castigou todo o Sul do Estado deixa impactos profundos na malha viária. O que estava mais ou menos acabou intransitável e o que estava bom vai apresentar problemas. Além do trabalho extra os estragos também representam um custo que não estava previso.

Eleição

Professores, funcionários e estudantes da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), de forma direta e igualitária, vão às urnas, nesta quinta-feira (10), para a definição da reitoria que comandará a instituição nos próximos quatro anos. A reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve postulam à reeleição em chapa única em ação eleitoral que é singular no Brasil. “O processo eleitoral é um respeito ao legado e à universidade comunitária. Estamos juntos superando nossas diferenças e integrados pelos nossos pontos de convergência, construindo propostas para avançar dentro do cenário desafiador que estamos vivendo, com uma pandemia que não cessou. É com serenidade, sabedoria e solidariedade que pretendemos construir a próxima gestão”, afirmou a reitora Luciane.