Dias melhores

Os dados divulgados ontem pelo IGBE sobre o desempenho da economia no segundo trimestre do Brasil são desalentadores. Eles mostram um tombo de quase 10% no PIB nacional, mas é preciso olhar estes dados com um pouco mais de cuidados. Os números fazem referência aos meses de abril, maio e junho. Neste período o Brasil estava quase que 100% parado. Foi o auge do nosso Lockdown. Segundo o professor e economista Enio Coan, esta é uma falha da nossa estatística oficial. “Ela apresenta os números lá de trás, quando estávamos parados. Claro que eles seriam ruins. Nossa estatística sempre chega atrasada e isso acaba provocando uma desmotivação”, argumenta Coan. Estes números divulgados ontem não mostram o desempenho de julho, onde já houve uma reação com boa geração de empregos. Tome-se como exemplo a nossa região, onde a arrecadação já foi maior que o mesmo período do ano passado. Enio Coan acredita que o país vai, tão logo passada a pandemia, se recuperar rapidamente. “E acredito mais. Para mim, no ano que vem, vamos ter um crescimento da nossa economia acima dos 4%”.

Prorrogado

Ontem também o presidente anunciou a prorrogação, até o final deste ano, do Corona vaucher. O Auxílio Emergencial segue até dezembro e deve injetar mais 70 bilhões na economia. O valor reduziu pela metade, será de 300 reais. Segundo o presidente é o que dá para fazer no momento. O Auxílio, aliás, foi o responsável para que os números da economia não fossem tão ruins quanto alguns previam.

Live

Casa Guido realiza uma Live solidária nesta sexta-feira. Evento que começa às 20 horas pode ser acompanhado através do canal do Youtube da Casa Guido. Meta é arrecadar pelo menos 50 mil reais para ajudar na manutenção dos serviços da instituição, que atende crianças e famílias de crianças portadoras de câncer de toda a região.

Qualificação

IFSC abriu ontem inscrições para os cursos gratuitos da instituição. Prazo segue até o dia 14 e em caso de número maior de inscritos que de vagas haverá um sorteio público para definir quem terá acesso as qualificações ofertadas pelo instituto. Segundo o professor Eduardo Alberton, todo o processo de ensino será na modalidade a distância em função da pandemia.

Aniversário

Bairro da Juventude celebrou ontem 71 anos de história. Diretor de projetos do bairro, Nei Souza disse nesta manhã na Massa FM do desafio da instituição neste momento de pandemia. “É um aniversário de resistência. Neste momento, além das crianças, estamos atendendo também as famílias. Estamos levando comida, remédios, gás e amparo neste momento delicado”.

Em Cocal

MDB de Cocal do Sul tem convenção programada para esta quarta-feira. Encontro programado para o Centro Comunitário do bairro Jardim Itália vai confirmar Fernando de Faveri como candidato ao governo do município. Na mesma convenção o PL vai confirmar o nome do vereador Eric Zeferino como candidato a vice na chapa.

Em Içara

PSL ainda não definiu quando será sua convenção. Partido tem o empresário Agenor Castagna como pré-candidato a prefeito, mas não descarta compor como vice. Segundo o próprio Castagna, em política tudo é muito dinâmico.

No Rincão

A convenção que vai confirmar o nome de Jairo Custódio como candidato a reeleição está marcada para sábado, dia 12. PSD faz a convenção no mesmo dia e confirma a dobradinha com Luiz Laurindo. Por lá vale a máxima de que, em time que está ganhando não se mexe.

Em Morro da Fumaça

O vereador Miguel Darolt, ex-presidente da Câmara, anunciou que não irá seguir o partido. Filiado ao PSD, ele anunciou que não será candidato e que vai apoiar a reeleição de Noi Coral. O PSD fechou questão e vai apoiar a chapa encabeçada pelo médico Juninho de Costa, do MDB. “Nada contra ele, mas eu sempre fui mais ligado ao PP e já conversei com o Noi, tive uma boa conversa com ele e vamos estar juntos”, argumentou Miguel, que chegou a constar como opção a vice para a chapa do MDB.