Programação da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio inicia nesta sexta-feira

11

Primeira noite, dedicada às vocações, iniciará no Seminário Diocesano em honra a padroeira, com procissão marcada para às 18h até o Santuário de Nova Veneza

Nova Veneza e Região

Nesta sexta-feira (17), inicia a 73ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, com a programação das santas missas e eventos sociais. A primeira noite, dedicada às vocações, iniciará no Seminário Diocesano em honra a padroeira, com procissão marcada para às 18h até o Santuário, ambos em Nova Veneza. As celebrações seguem até o dia 26 de maio, data em que a Virgem Maria apareceu para a jovem Joaneta e fez brotar uma fonte de água no ano de 1432, na Itália.

Desde o seu princípio, o Santuário instalado no distrito de Caravaggio foi construído e formado pela comunidade, uma devoção que se espalhou e, assim como nas outras edições, deve reunir durante a programação um público em torno de 40 mil pessoas. “É notável perceber que a preparação da festa não envolve somente o Santuário, mas toda a comunidade de Caravaggio que, com muita devoção, enfeita as suas ruas e casas deixando tudo ainda mais bonito”, comenta padre Joel Sávio,

Em cada noite de novena um tema será apresentado envolvendo setores, organizações, pastorais e movimentos, as celebrações serão presididas por padres de diversas paróquias e serão antecedidas pela oração do terço mariano. A programação social inicia na quinta-feira, dia 23, com a tradicional noite da costela e segue até o domingo (26). Os ingressos para os jantares e almoços podem ser adquiridos através de lideranças, festeiros e na secretaria.

Uma grande novidade dessa edição é a procissão das velas, que será realizada após cada celebração. “A imagem de Nossa Senhora será conduzida pela escadaria do Santuário em uma procissão com velas e será acolhida por uma paróquia que, junto aos fiéis, retornará no dia seguinte”, explica padre Joel, destacando que a procissão luminosa é uma prática comum nos santuários marianos, principalmente em Fátima.

Coroação e celebrações

Reconhecida no calendário de eventos oficial do Estado de Santa Catarina, o ápice da festa acontece no dia 26. Logo cedo, às 6 horas, haverá a primeira missa presidida pelo reitor, padre Joel Sávio. Às 9 horas, saindo do Hospital São José, em Criciúma, a transladação segue até o Santuário Diocesano para a celebração da Solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

Após o almoço, as missas seguem à tarde e vão ser celebradas às 13 e 15 horas. Um dos momentos mais esperados, a coroação de Nossa Senhora está marcada para acontecer às 17 horas, com a oração do terço e a consagração de crianças. Durante todo o dia os fiéis poderão contar com a venda de café, bolos e lanches.