Dinheiro novo

Deputada federal Geovania de Sá entregou ontem ao Hospital São Donato, uma emenda de mais de R$ 1,6 milhão. “São recursos para o custeio e que podem ser utilizados para a manutenção da maternidade ou para ativar a UTI. Entregamos o protocolo para o hospital que poderá dar início ao processo para receber os recursos. Estimativa é de liberação do dinheiro ainda este ano e que vai contribuir muito para a manutenção do São Donato”, argumenta a parlamentar. Dinheiro novo que deve dar um fôlego extra para a instituição. Segundo o diretor Júlio De Luca, a dúvida é apenas saber onde esse dinheiro pode ser aplicado, algo que ainda vai depender de sinalização do Estado. Com a maternidade garantida até o fim do ano, um dinheiro novo é sempre bem-vindo e pode ajudar a tirar do papel o funcionamento da tão aguardada UTI

Na saúde

Novo secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, disse nesta manhã de segunda feira que seu grande desafio à frente da pasta é melhorar e humanizar o atendimento e reduzir as filas nas unidades de saúde de Criciúma. “É possível e vamos trabalhar neste sentido”. Acélio retorna a uma função que já exerceu no final dos anos 1990, no então governo de Paulo Meller. Nesse período, a cidade foi premiada como uma das dez melhores cidades em saúde pública no país.

Eleito

O deputado federal Celso Maldaner é o novo presidente do MDB catarinense, eleito para um mandato de dois anos. Em disputa acirrada de votos dos integrantes do novo diretório, que escolheram o novo comando da sigla, Maldaner superou o senador Dário Berger por 39 votos a 31. Em entrevista à Difusora, ele ressaltou que o desafio é reunificar o partido. “E faremos isso ouvindo as bases e não definindo pela cúpula. Temos uma grande representatividade na Assembleia, comandamos mais de 100 cidades e temos um grande número de vereadores. Esse é um partido com uma grande história e que vai se reorganizar”, destaca Maldaner. O próximo passo, lembra ele, é garantir um novo comando nacional para o partido. “Que permita essa mudança que todos querem”

Repercutiu

Nos bastidores do Governo de Içara, a foto que circulou neste fim de semana pelas mídias sociais. Ela mostra o secretário de agricultura Valdelir Darolt, do PSD, com Dalvania Cardoso, maior líder do PP na cidade. Há inclusive quem questione a lealdade de Darolt e questione se esse não é um sinal de aproximação entre 11 e 55.

 

Empolgada

Comissão organizadora da Agromel tem mostrado empolgação com o evento. A festa começa oficialmente na sexta-feira com show de Marcos e Belutti. Tem também Nenhum de Nós, Frozen, missa campal e várias outras atrações. A festa reserva ainda espaço para a exposição de animais e para os principais setores que movimentam a economia da cidade. Estrutura está sendo finalizada ao lado do módulo esportivo. Acesso aos shows e exposições é 100% gratuito.

Economia

Economista Enio Coan comentou nesta manhã, durante entrevista na Difusora, que a redução no preço da gasolina e do diesel, anunciada na sexta-feira da semana passada “podem dar um impulso importante para a economia que anda se arrastando”. Coan também falou sobre a possibilidade de liberação das contas ativas do FGTS pelo Governo Federal. “Pode ajudar o consumo, mas é uma medida com efeito curto e considero temerário usar assim a poupança do trabalhador”, argumenta.

Otimista

CDL de Içara preparou horário estendido para atender os apaixonados que pretendem abrir a carteira para garantir o presente para a cara metade. “Vamos ter o sábado total com lojas abertas até as 17 horas sem fechar ao meio dia, e no Dia dos Namorados, vamos seguir até as 19 horas, sem fechar ao meio dia”, argumenta o presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes. Segundo ele, a expectativa é que as vendas cresçam em comparação com o mesmo período do ano passado. “Pelo menos 5%. Tem sim um otimismo bastante grande de que o segundo semestre seja melhor. Os consumidores também já podem pedir os cupons para concorrer ao carro no fim de ano. Essa promoção da CDL também deve impulsionar as vendas”, aposta

Positivo

Presidente da CDL, Alexandre Fernandes, deixou na última sexta-feira o cargo de diretor da Câmara. Segundo ele, a experiência foi positiva. “Aprendi muito e pude colaborar com a cidade. Saio porque minha atividade profissional me exige, mas pretendo retornar”.