Expectativa é envolver 25 mil alunos; as inscrições já estão abertas e devem ser realizadas pelas escolas, no site da entidade empresarial
Criciúma
Representantes dos municípios, das redes municipais e estadual de ensino e das escolas participantes se reuniram na sede da Associação Empresarial de Criciúma na última sexta-feira, 10, para o lançamento do 8º Prêmio Acic de Matemática e do 1º Prêmio Acic de Língua Portuguesa. Somadas, as duas premiações devem envolver 25 mil estudantes.
Ao apresentar os concursos, o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette, reforçou o compromisso e as ações da Acic em prol da qualidade da educação, fator imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico regional.
“Compreendemos que a qualidade da educação é potencializadora da competitividade de nossas empresas e do desenvolvimento das pessoas, que são o maior patrimônio de uma organização, cidade, região ou país. Por isso, a Acic tem buscado parceiros e feito investimentos em ações mobilizadoras do processo educacional, visando a melhoria da qualidade da formação das crianças e dos jovens da região”, apontou.
As inscrições para o Prêmio Acic de Matemática são gratuitas e devem ser feitas pelas escolas até o dia 24 de maio, no site da entidade empresarial. A primeira prova será realizada no dia 7 de agosto, nas unidades escolares. Para o 1º Prêmio Acic de Língua Portuguesa, o período de inscrições também irá até o dia 24 de maio, com a primeira prova programada para 5 de agosto.
“A princípio as escolas encaminham uma estimativa da quantidade de alunos que vão participar, mas a efetivação ocorre de fato com as inscrições”, explica a professora Marlene Pires, coordenadora dos prêmios.
Matemática
A oitava edição do Prêmio Acic de Matemática deve contar com a participação de mais de 22 mil estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental, de 137 escolas públicas municipais e estaduais de 11 municípios da Região Carbonífera e de Maracajá, no Extremo Sul.
Integrantes da Instituição Técnica Conveniada (ITC) responsáveis pela elaboração e correção das provas, os professores José Luiz Rosas Pinho e Carmem Suzane Comitre Gimenez ressaltaram o durante o lançamento a importância de a Acic promover o prêmio desde 2014.
“Parabenizamos a Acic, que há muitos anos vem trabalhando essa ação, uma iniciativa de sucesso para com a educação da região. Para os municípios traz importante diagnóstico para o desenvolvimento de atividades e estratégias, contribuindo assim para o avanço da qualidade da educação na matemática e agora também na Língua Portuguesa”, concorda Jucilene Fernandes, presidente do Colegiado de Educação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
“Ter acesso a avaliações e eventos, diferentes formas de manifestarem seus conhecimentos, é uma oportunidade ímpar, tanto para os alunos quanto para os professores. Essas ações são um diferencial na vida dos nossos estudantes”, reitera Rosane Aléssio Daltoé, representante da Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma.
Língua Portuguesa
O Prêmio Acic de Língua Portuguesa terá este ano um projeto piloto, com a participação de 1,7 mil alunos do sexto ano do ensino fundamental, de 29 escolas da rede municipal de Criciúma.
“Nosso intuito é estimular um movimento nas escolas de valorização da leitura, da escrita e da comunicação. Junto a isso, fornecer um relatório sobre os resultados das avaliações, identificar os talentos, incentivando a participação dos estudantes em outros eventos relacionados à Língua Portuguesa; e valorizar os profissionais da educação, por meio de reconhecimento, de acordo com o desempenho dos alunos”, cita o presidente da Acic.
“Era muito esperado o Prêmio Acic de Língua Portuguesa e os índices também apontam a necessidade de um movimento nessa área. Por isso, acreditamos que os professores vão se mobilizar para preparar os alunos para essa prova e esperamos resultados muito positivos, não só para a educação de Criciúma, porque com certeza, no momento certo, vai se expandir para os outros municípios”, projeta Marlene.
Também presentes no evento de lançamento, as professoras Rosemary de Fátima de Assis Domingos e Silvana Colares Lúcio de Souza apresentaram a estrutura das provas da primeira e da segunda fase.
“Se nós conseguirmos que os nossos alunos saiam (da escola) sabendo interpretar e raciocinar, cumprimos a nossa missão, porque assim damos asas para eles serem o quiserem na vida. Que esses desafios recebidos hoje sejam o combustível para que a nossa educação pública tenha essa qualidade pela qual todos trabalhamos”, afirmou Roseli De Lucca Pizzolo, secretária de Governo de Criciúma.