Caminhando

A tão sonhada cidade do Idosos de Içara vai começar a sair do papel. A ordem de serviço para o início da obra foi entregue ontem pela prefeita Dalvania Cardoso. “Não adianta a cidade crescer, se a qualidade de vida das pessoas não melhorar. Vamos tratar com respeito e carinho a nossa melhor idade. Os idosos irão passar o dia realizando atividades voltadas à promoção da saúde, com acompanhamento profissional e refeições”, salientou a chefe do executivo. A obra era prioridade na Secretaria de Assistência social e foi encaminhada previamente pelo secretário Duca Zatta. A obra é o pensamento da gestão em um grupo populacional que vai crescer gradativamente ao longo dos próximos anos. É sempre importante lembrar que estamos em um país que está envelhecendo.

Refis

A prefeitura de Cocal do Sul lançou nesta semana o Refis de 2024. Os contribuintes que estão inadimplentes têm a oportunidade de regularizar a situação junto à Fazenda Municipal. Dessa forma, é possível quitar os débitos tributários e não tributários, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou não, conforme previsto por lei. As dívidas poderão ser quitadas a partir de hoje até o dia 27 de dezembro de 2024.

Sucesso

Voluntários do Asilo São Vicente de Paulo encerram ontem a ação voltada para ampliar a arrecadação de Recursos para a instituição. Batizada de Cavaquinho Solidário, a iniciativa vende os quitutes a um real a unidade. As vendas são feitas diretamente na sede da instituição. De acordo com Maria Aparecida Salvato, o primeiro dia foi de movimento intenso. A previsão é que a meta de 35 mil cavaquinhos vendidos seja superada.

Exemplo

Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou projeto encaminhado pelo governo Salvaro que autoriza o município a encaminhar máquinas e equipamentos para ajudar nas cidades atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretária Roseli de Lucca, pela proposta o legislativo autoriza o envio também de combustível e mão de obra. Agora os detalhes serão definidos e a cidade que irá receber o auxílio escolhida nos próximos dias.

Solidariedade

Fecoerusc e suas 22 cooperativas filiadas estão somando esforços para reestruturação das redes de energia do Rio Grande do Sul, mobilizando equipes e caminhões para atender as comunidades tão necessitadas, a partir das demandas encaminhadas pelas cooperativas e Federação do Estado Gaúcho. Desse modo, seguimos cumprindo com dois dos princípios fundamentais do Cooperativismo, que são a Intercooperação e Compromisso com a Comunidade.

Aprovado

O Senado Federal aprovou na terça-feira (7) o decreto que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas. A proposta já tinha sido aprovada na Câmara dos Deputados na segunda-feira (6). O decreto vai acelerar a liberação de recursos para a reconstrução do estado, que enfrenta a maior enchente de sua história.

Passou

Senado aprovou na quarta-feira (8) o novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). Foram 41 votos a favor, o mínimo necessário para esse tipo de proposição, e 28 contrários. O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, de iniciativa do governo, também aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite para as despesas da União. Aprovado na terça-feira (7) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e enviado ao Plenário em regime de urgência, o projeto foi relatado pelo líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), e segue para a sanção da Presidência da República.

Reforçando

Na última semana o pré-candidato do MDB, Carlito Darolt, reuniu lideranças comunitárias, empresários e comerciantes. Foram mais de 40 filiações e mais de 150 pessoas presentes. O ato foi prestigiado pelo presidente do PSD, Celso Menezes, e o pré-candidato a prefeito pelo PSD, Luiz Laurindo. O presidente do MDB, Neném do Abimar, comemorou as 1.015 filiações do partido. O prefeito Jairo Custódio também participou do ato e o ex-deputado Ronaldo Benedet. O MDB tem três pré-candidatos a vice-prefeito e Carlito saiu fortalecido com esse ato.