Nova atração

Depois de uma longa espera, o governo de Criciúma inaugura neste sábado a Giro Lodetti, a Rua Coberta de Criciúma. Em entrevista à Massa FM, o presidente da Fundação Cultural de Criciúma ressaltou que a nova estrutura deve reoxigenar o comércio de toda a região. Segundo Marcos Mendonça, a tendência é que, a partir de agora, a rua coberta passe a receber eventos, shows e apresentações culturais da cidade.

Mais recurso

O deputado federal e secretário de estado do meio ambiente e da economia verde, Ricardo Guidi, oficializou nesta semana a entrega de um novo recurso para o Asilo São Vicente de Paulo, no valor de R$ 250 mil. A quantia, viabilizada por meio de emendas parlamentares, soma-se a outros valores já encaminhados por ele à instituição. A emenda irá assegurar o atendimento aos idosos que atualmente vivem na casa. “Nós temos uma história com o asilo e sempre que conseguimos colaboramos com este trabalho que é tão importante na nossa cidade”, frisou Guidi. Ele reforçou a parceria com a entidade, reconhecendo o importante trabalho realizado por todos os funcionários e apoiadores.

Dinheiro extra

Aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais de um salário mínimo começaram a receber na quinta-feira a antecipação do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 8, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social. A parcela paga agora corresponde à metade do valor do pagamento de abril. A segunda parcela – que é a diferença entre o valor total do abono anual e o valor antecipado – será paga em maio e nela incidirão os descontos.

Saldo positivo

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de março deste ano foram positivos para Santa Catarina. O estado ficou com o saldo de 13.892 empregos no período, com destaque para os setores de serviços e indústria. Com isso, o total de carteiras assinadas passa de 2,5 milhões. O saldo positivo é resultado da diferença no número de contratações (149 mil) e desligamentos (135 mil). O setor de serviços lidera o levantamento com a criação de 7.112 vagas de emprego. Em segundo lugar, aparece a indústria, que gerou 4.697 novos postos.

Adiado

Devido às intensas chuvas que afetam o estado do Rio Grande do Sul, o governo federal decidiu adiar, em todo o país, a aplicação das provas do CNU, Concurso Nacional Unificado, para mais de dois milhões de candidatos. As provas estavam marcadas para este domingo, dia 5 de maio. O adiamento foi confirmado na sexta-feira (3) pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Segundo a ministra, o governo chegou à conclusão de que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul, devido aos estragos causados pela chuva. Ela disse que a decisão foi tomada para que todos os candidatos tenham acesso garantido à realização do exame. Por isso, confirmou o adiamento para todo o país.

Indústria

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em março deste ano, na comparação com fevereiro. No mês anterior, a indústria havia crescido 0,1%. O crescimento em dois meses não foi suficiente para recuperar a perda de 1,1% no setor em janeiro. Os dados da Produção Industrial Mensal (PIM) foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que, na comparação com março de 2023, foi registrada uma queda de 2,8%. A produção industrial acumula altas de 1,9% no ano e de 0,7% no período de 12 meses.