Reservatório de Lombas irá dobrar o abastecimento de água na cidade, beneficiando 11 mil pessoas

Içara

Um dos maiores pilares do Plano Emergencial de Içara foi inaugurado na última sexta-feira (26) pelo governador Jorginho Mello. Trata-se do reservatório de Lombas, construção que promete dobrar o abastecimento de água da cidade. O projeto simboliza não só o comprometimento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) com o município, mas também os valores de qualidade e inovação que a companhia preza.

Estiveram presentes na solenidade o governador Jorginho Mello, a prefeita Dalvania Cardoso, o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde Ricardo Guidi, a deputada federal Júlia Zanatta e o deputado estadual Tiago Zilli. Como representantes da Casan, estiveram o presidente Edson Moritz, o diretor de Operação e Expansão Pedro Joel Horstmann, o superintendente regional de Negócios Fernando Porporatti e o chefe de Içara Pedro Henrique Tonetti.

Quem entregou a placa para a prefeita foi o próprio governador, que reiterou em sua fala a importância do trabalho da companhia pelo estado. “Um reservatório como esse, com a capacidade e a segurança que tem, é uma prestação de serviço e uma prova de que a Casan melhora a cada dia. Fico muito feliz que temos essa empresa que está cumprindo o seu papel no saneamento básico, e é por isso que venho num momento como esse aplaudir pelo zelo e pela dedicação”, enfatizou Jorginho.

Segundo a prefeita Dalvania, este é um dia de “alegria imensa” para a cidade. “Água é essencial, e o novo reservatório é um retorno grandioso da Casan para Içara, especialmente para abastecer a parte da cidade que vai da BR-101 até o limite com Balneário Rincão. Gratidão ao Governo do Estado e à Casan por esse investimento”, agradeceu a prefeita.

Para o presidente da Casan, Edson Moritz, a entrega do reservatório é uma prova do empenho da companhia no plano de ação conjunto com a prefeitura. “Estamos cumprindo aquilo que combinamos, e a liderança e a determinação da prefeita Dalvania nos inspiram. Esse é um grande dia para o Governo Jorginho Mello, que promete e cumpre, em uma gestão realizadora”, afirmou Moritz.

Se as expectativas para o “Lombas” eram altas, não é para pouco: o reservatório suporta 3 milhões de litros d’água (quase a mesma quantidade que já abastece a cidade), foi um investimento de quase R$ 4 milhões de reais, e irá abastecer 11 mil pessoas dos bairros de Lombas, Vila Nova e Barracão. Nada neste projeto é no diminutivo.

Mas se o espaço dentro dele já impressiona bastante, o visual por fora não fica para trás. O reservatório foi construído a partir das mais recentes tecnologias da engenharia de reservatórios. O tanque é feito de uma liga de aço fundido com vidro, apropriadamente chamada de aço vitrificado, que torna a construção ainda mais resistente. O material até vem com uma garantia de 60 anos sem rachaduras ou vazamentos. O teto também chama a atenção por sua forma em domo, fazendo o prédio parecer um estádio de futebol visto de cima. É também o primeiro reservatório com esse tipo de teto na região sul do estado.

As melhorias na cidade não param por aí. O plano emergencial de Içara segue para o seu próximo projeto. A próxima parada é no bairro Jardim Elizabete, onde outro reservatório já está em construção. Esse tanque é um investimento de R$ 1,1 milhões terá capacidade de armazenamento de 750 mil litros, garantindo mais água para aproximadamente 9 mil moradores dos bairros Jardim Elizabete, Tereza Cristina e Jaqueline.

Içara ainda terá seu Sistema de Abastecimento de Água reforçado com a perfuração de novos poços na Vila São José e no Centro. Além disso, novas redes de distribuição já estão em operação no entorno da Rodovia dos Trilhos, e na Rua Gabriel Struchi, localizada no bairro Tereza Cristina. A companhia está também finalizando redes de distribuição para o bairro Rio Acima.

Outro investimento fundamental está ocorrendo ao longo da SC 445, que está passando por obras de triplicação e ao mesmo tempo está passando pela revisão e revitalização de toda a rede de distribuição.