Iniciativa é uma parceria realizada entre a Fundação Cultural de Criciúma e o Museu Ferroviário de Tubarão

Criciúma

“Todos a bordo! O trem está prestes a sair da estação”. Por meio de uma parceria realizada entre a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e o Museu Ferroviário de Tubarão, os criciumenses terão a oportunidade de relembrar o passado e prestigiar um passeio de Maria Fumaça. Sobre os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FCT), o Expresso Belluno realizará neste sábado (20), a sua primeira viagem de 2024, entre Criciúma e Siderópolis, com capacidade para transportar até 250 passageiros.

Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site www.museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414, além do WhatsApp do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Criciúma, pelo telefone (48) 99637-8695.

“Será uma oportunidade única para os criciumenses. O passeio de trem permitirá um resgate histórico sobre os trilhos, fomentando os pontos turísticos relacionados à história de Criciúma”, destaca o presidente da FCC, Marcos Mendonça. A saída do trem acontecerá às 14h, na sede da FCT em Criciúma, no bairro Pinheirinho, com destino a Siderópolis. No desembarque, e através de um ônibus, os passageiros seguirão para o Aguaí Santuário Ecológico, onde poderão saborear um café colonial. Durante a viagem, que possuirá aproximadamente uma hora, o serviço de bordo estará à disposição dos passageiros, que serão contemplados, ainda, com apresentações de sanfoneiros.

“A expectativa para os passeios de trem é grande e positiva. No total, serão quase 1 mil pessoas transportadas nos quatro passeios programados. O passeio de trem proporciona uma experiência do passado, a conexão de avós e netos. É uma experiência única, exclusiva e o melhor, na cidade, pertinho da gente”, evidencia o coordenador de Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações, a “Terezinha 01” está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre a Prefeitura de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.