Campanha de vacinação é prorrogada até 30 de junho

35

Índice das vacinas aplicadas em gestantes, puérperas e crianças é baixo no município de Criciúma

Criciúma

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para o dia 30 de junho. Em Criciúma, a Secretaria de Saúde já vacinou mais de 42 mil pessoas, porém o índice de doses aplicadas em gestantes, puérperas e crianças é baixo.

De acordo com a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização do município, Kelli Barp Zanette, o município vacinou até esta sexta-feira (29) 3.210 crianças, sendo que a meta é 14.019, enquanto 628 doses foram aplicadas em gestantes, faltando a realização de 1.503 vacinas, e apenas 31 puérperas das 350 registradas na cidade foram vacinadas. “Estamos reforçando a importância da campanha para que todas as pessoas dos grupos prioritários procurem nossas unidades de saúde. Recebemos um volume considerável nas últimas semanas e acreditamos que vamos conseguir alcançar essas metas”, destaca.

A extensão da campanha, segundo documento do Ministério da Saúde, é válida para que as Unidades Federadas que ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários a alcancem. Em 2020, a vacinação foi dividida em três fases, que contemplaram idosos, profissionais da saúde, militares, policiais civis, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, agentes penitenciários, pessoas privadas de liberdade, pacientes com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com deficiências, crianças acima de seis meses e que não completaram seis anos, professores e pessoas entre 55 e 59 anos, sem comorbidades.

No ano passado, o município vacinou 56.562 pessoas na Campanha de Vacinação contra Influenza. A expectativa para 2020, segundo a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização, é de que o número seja maior. “Com a inclusão de novas categorias acreditamos que teremos um aumento significativo. A prorrogação em todo território nacional é justamente para isso, e vamos trabalhar para que em Criciúma não seja diferente”, finaliza Kelli.