Na pauta
O túnel do Morro da Cavalos vai voltar para a pauta. Segundo o presidente da Acic, Valcir Zanette, no encontro desta quinta-feira em Tubarão, as lideranças vão cobrar soluções do governo federal e também do governo do estado. “As interdições frequentes naquele trecho colocam a vida dos cidadãos em risco, especialmente em casos de deslocamentos urgentes e emergenciais, isolam regiões, provocam filas quilométricas e prejuízos incalculáveis, uma vez que prejudicam a chegada de suprimentos e o escoamento da produção, deixam de atrair investimentos, tornando nossa economia mais frágil e menos competitiva”, destaca o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette.
Projeto
Oito atletas do projeto “Fabricando Campeões” de Içara vão competir no prestigiado Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo, considerado um dos mais importantes do cenário da modalidade. O evento ocorrerá de 20 a 28 de abril. Com treinos intensivos e apoio local, eles estão prontos para representar sua cidade no tatame nacional. Eu gosto de projetos que colocam o esporte como ferramenta para garantir novos e melhores cidadãos. Esse é um bom exemplo. O projeto tem alguns padrinhos, entre eles o vereador Duca Zata, e vem dando resultados importantes. Essa é uma grande oportunidade para esses jovens talentosos, que buscam mostrar seu potencial em uma das competições mais significativas do jiu-jitsu brasileiro.
Pesquisa
O curso de Educação Física da Unesc está, desde o ano passado, desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma. O objetivo é comprovar a importância dos parques implantados na cidade para melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o professor Ricardo Quinô, os resultados já comprovam o quão importante os parques se tornaram para a promoção de saúde. Isso prova que esse tipo de investimento deve seguir sendo feito e muito provavelmente deveria ser copiado também por quem está de olho na eleição do ano que vem.
Reflexos
O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, segue detido no presídio Santa Augusta. Ele foi preso ontem durante a segunda fase da operação Terra Nostra. A investigação da Polícia Civil apura a compra de um terreno superfaturado em troca de apoio político na câmara. Além do prefeito, dois vereadores também foram detidos. O vice Jair Nandi assumiu o cargo ontem. Em entrevista à Massa FM, ele lamentou o caso e afirmou que vai conduzir a cidade para que a população continue sendo atendida.
Aos poucos
O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos segue registrando formação de filas nesta quarta-feira. Afetado por uma queda de barreira no último sábado, a pista foi liberada ontem, mas o fluxo segue comprometido. As equipes da Arteris Litoral Sul acreditam que com a volta do sol o trabalho de recuperação da pista será acelerado. A expectativa é de que até o fim de semana todo o cenário seja normalizado.
Aprovado
O Senado aprovou em dois turnos, nessa terça-feira, uma Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza a posse de qualquer quantidade de droga ilícita. O texto inclui no artigo 5º da Constituição que será crime a posse e o porte de droga sem autorização, independentemente da quantidade. O senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, aponta que a descriminalização fortaleceria o tráfico de drogas.
Caminhando
O Samae de Morro da Fumaça iniciou a série de audiências públicas para discutir a implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Segundo Rogério Soratto, diretor da autarquia, o primeiro debate está sendo feito sobre o local de instalação da estação de tratamento. Ele explicou que o município já solicitou apoio do governo federal, mas inicialmente a obra vai começar com recursos do próprio Samae.