Equipes se enfrentaram no sábado, no Estádio Heriberto Hülse, debaixo de bastante chuva

Criciúma

O primeiro jogo do Criciúma no Campeonato Brasileiro mostrou o tamanho do desafio que o clube enfrentará na sequência temporada. Após largar na frente com bonito gol de Renato Kayzer no primeiro tempo, o Tigre cansou na segunda etapa e cedeu o empate para a Juventude na noite de sábado (13), no Estádio Heriberto Hülse.

Na segunda rodada, já nesta quarta-feira (17), o time de Claudio Tencati visita o Atlético Mineiro na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). O Juventude recebe o Corinthians no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

Primeiro tempo

Os primeiros minutos do Criciúma na Série A reproduziram a velha e boa sintonia entre torcida e time. Enquanto na arquibancada os carvoeiros davam um verdadeiro show, no campo o Tigre tentava impor o ritmo de jogo procurando o ataque, mas o Juventude mostrava a qualidade vista na fase mata-mata do Gauchão.

O Criciúma criou a primeira chance com Éder e Claudinho, mas o passe final foi interceptado pelo goleiro Gabriel. Em resposta, Lucas Barbosa do Juventude ameaçou com um chute que por pouco não superou Alisson. A pressão continuou e, aos três minutos, Gilberto do Juventude teve uma grande oportunidade negada por impedimento, após um disparo defendido pelo goleiro Alisson. As equipes mostraram um futebol agressivo desde o início do jogo.

Aos 14 minutos, Marcelo Hermes teve chute bloqueado dentro da área. O problema é que o Ju ficou com a bola e arrancou em direção ao campo de ataque. O lance parecia controlado na tentativa de passe de Lucas Barbosa, mas um erro de Walisson Maia possibilitou que Gilberto finalizasse contra o gol de Alisson. O chute saiu cruzado, para fora. O atacante ainda sentiu lesão muscular e deixou o campo substituído por Erick.

Aos 16, foi a vez do camisa 10 do Tigre, Marquinhos Gabriel, aparecer no jogo. Com habilidade, ele deixou Lucas Barbosa no chão e cruzou na medida para Kayzer. Na pequena área, o atacante errou o cabeceio e mandou por cima.

Pênalti desmarcado

O Criciúma voltou ao ataque aos 22 minutos. Claudinho cruzou na área, Eder disputou com Zé Marcos e foi derrubado. O árbitro da Bahia, Bruno Pereira Vasconcelos, marcou pênalti, só que depois de seis minutos de análise do arbitro de vídeo, Vasconcelos voltou atrás na marcação por impedimento de Renato Kayzer, na origem do lance.

O primeiro gol do Brasileirão 2024

Aos 35 minutos, com a bola dominada no meio-campo, Marquinhos Gabriel ergueu a cabeça, percebeu o avanço de Hermes e lançou para o lateral-esquerdo, que cabeceou para o meio da área onde estava Renato Kayzer. O camisa 79 teve tempo de dominar e finalizar forte para o fundo das redes. Depois, foi só comemorar com os torcedores o primeiro gol do Campeonato Brasileiro.

Com o placar aberto e favorável, o Criciúma desacelerou o jogo e se defendeu das investidas do Juventude até os 52 minutos, quando o árbitro encerrou o primeiro tempo.

Bolasie em campo

No segundo tempo do jogo entre Criciúma e Juventude, o ritmo intenso continuou. Marquinhos Gabriel quase ampliou para o Tigre com um chute de fora da área que foi espalmado pelo goleiro. O Juventude respondeu aumentando o controle do jogo e empatou aos 19 minutos após um erro de Hermes, com Jean Carlos marcando em um chute no canto direito. O empate diminuiu o ímpeto do Criciúma, mas Renato Kayzer quase marcou novamente, sendo impedido na linha pelo zagueiro. Substituições foram feitas para revitalizar as equipes, mas não foram suficientes para alterar o placar, terminando o jogo em 1 a 1 e distribuindo um ponto para cada lado na estreia do campeonato.