Na pauta

O incidente que provocou o alagamento do plenário do Legislativo de Criciúma e obrigou a volta das sessões para o formato virtual fez ressurgir ainda com mais força o projeto para a construção de uma sede própria para o Legislativo de Criciúma. A proposta não é nova. Só nesta legislatura, já teve a defesa de Roseli de Lucca, Salésio Lima e agora Jair Alexandre. Somando os anteriores, já são 23 os presidentes que se comprometeram com a pauta. Resta saber se agora, de fato, ela vira realidade. A verdade é que a sede do Legislativo de Criciúma não condiz com a importância do parlamento, muito menos com o tamanho da cidade. Como se isso não bastasse, ao longo das últimas décadas, milhões foram desperdiçados com aluguel.

Vai sair

O Senado está em vias de aprovar em plenário projeto que extingue as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, chamadas popularmente de “saidinhas”. O texto, que já foi aprovado por uma comissão da Casa, conta com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Se aprovada em plenário, a proposta terá de ser analisada novamente pela Câmara, que votou o projeto em 2022.

Sem esmolas

O município de Cocal do Sul está reforçando uma campanha junto aos comerciantes e moradores da cidade para evitar que a população dê esmolas aos moradores em situação de rua. Segundo o Secretário Luiz Carlos Mello, a presença de pedintes tem aumentado na cidade. A orientação é para que essas pessoas procurem os serviços e programas oferecidos pelo governo de Cocal do Sul.

Governo Federal vai editar nova lei

O Governo Federal vai editar nova lei que muda a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou após reunião no Ministério da Fazenda que o governo irá retirar do texto da Medida Provisória 1202 mudanças na desoneração da folha.

Marilisa Boehm

A governadora em exercício, Marilisa Boehm, vai coordenar um grupo formado por secretárias de Estado, adjuntas e outras líderes de 16 setores do governo Jorginho Mello para criar ações permanentes voltadas às mulheres de Santa Catarina. Em uma reunião organizada por Marilisa, nesta segunda-feira, ficou decidido que os múltiplos projetos já existentes em prol das catarinenses e os que forem criados a partir de agora serão executados de modo integrado. Isso engloba ações como combate à violência contra a mulher e incentivo ao empreendedorismo.

Reta final

As inscrições para o concurso público nº 01/2024 e nº 02/2024 da Prefeitura de Criciúma, que visa a contratação de funcionários para diversos cargos de caráter efetivo, divididos em 42 vagas de nível superior, médio/técnico e fundamental, encerram nesta quinta-feira (22), às 17h. Os salários variam de R$ 1.320,49 a R$ 17.606,88, mais benefícios como cupom alimentação. A jornada de trabalho semanal varia de 10, 20, 30 e 40 horas. Os candidatos aprovados serão chamados para o preenchimento das vagas conforme a necessidade da prefeitura. Os demais classificados formarão um cadastro de reserva.

Segurança

Todas as 62 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma estão em processo de implantação do botão do pânico, um sistema que garantirá um atendimento mais eficaz em casos de emergências. Implantado pela Administração Municipal, o botão estará disponível a todo momento e será diretamente conectado às forças de segurança e órgãos municipais, possibilitando uma rápida atuação. O equipamento faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que tem como objetivo realizar uma gestão otimizada para prevenir, auxiliar e identificar riscos em instituições públicas e privadas do município.

Olha o IPTU

Cocal do Sul e Siderópolis estão com as guias para recolhimento de IPTU liberadas para os contribuintes. Nas duas cidades, há desconto para quem optar por pagar à vista. Também há possibilidade de parcelar os tributos. Em Içara, segue correndo o prazo para o pagamento do imposto. A arrecadação fica 100% no município e é fundamental para tirar muitos projetos do papel.