A vila das etnias

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, acompanhado de Marcos Mendonça, presidente da Fundação Cultural, Valcir Zanette, presidente da Acic, e Luciano Bilessimo, pró-reitor da SATC, se reuniram no Quartel-General Integrado do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. Na pauta, um pedido para que oito casas que ficam no entorno da praça do Congresso e que pertencem ao Exército sejam repassadas para o município de Criciúma. A intenção é construir nestes espaços a Vila das Etnias. A estrutura iria resgatar a história da imigração na cidade e permitir que as etnias tivessem suas sedes e restaurantes. Seria o primeiro passo para uma Vila Gastronômica ao lado da Praça e, por consequência, o start para impulsionar a Festa das Etnias no seu melhor estilo.

Turismo e Inova

Clésio, que começou seu primeiro mandato falando de choque de gestão, voltou após um hiato para “governar o governo” e agora quer fechar o terceiro mandato como o prefeito da inovação, da economia verde e do turismo. Os primeiros passos estão sendo dados. Vem aí uma usina fotovoltaica, frota elétrica e também uma estrutura voltada para empreendedores verdes que será erguida onde, no passado, foi a Cecrisa. Clésio, além do Acelera, quer terminar o mandato com a cidade sendo referência também nestes setores.

Visita

Prefeita de Içara Dalvania Cardoso começou a semana visitando a nova estrutura do Hospital São Donato. O novo prédio abrigará um moderno Centro de Imagem, um bloco cirúrgico avançado, além de um centro de hemodiálise, entre outros serviços essenciais. Essa iniciativa reforça o compromisso do Hospital São Donato em proporcionar cuidados de saúde de alta qualidade à comunidade.

E o PL

Dalvania, aliás, é aguardada ansiosamente no PL. Ela não esconde que vem conversando e que sua filiação ao 22 está bem encaminhada. Não há data definida, mas isso deve ocorrer. A única pulga na orelha da prefeita foi a reação de Bolsonaro na última semana, onde ele aparece em vídeo criticando Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do partido. Dalvania é, antes de tudo, bolsonarista e não quer correr o risco de filiar-se e ver em seguida ele trocando de legenda.

Sucesso repetido

Cooperaliança e Cermoful se reuniram no fim de semana no Balneário Esplanada para mais uma edição da Corrida do Cooperativismo. “Mesmo com o mau tempo, foi um belo evento e movimentou atletas de toda a região. Estou muito satisfeito com o resultado das últimas ações e tenho certeza que vamos ter um grande ano mais uma vez”, pontua Rudi Recco, presidente da Cermoful.

Falando em Cooperativa

2024 vai ser marcado na Cooperaliança por novos investimentos e mais inovação. Quem garante é o presidente Reginaldo de Jesus. Segundo ele, no planejamento da empresa está a construção de uma nova subestação para atender a região central da cidade. “A que existe hoje no bairro Jaqueline e que pertence à Celesc não consegue mais dar o suporte necessário para nos atender. Então precisamos desse investimento”, pontua Dede.

Inovação

A Cooperativa também vai investir em inovação e adotará a instalação de leitores inteligentes em pelo menos três condomínios. “São ações inovadoras para aumentar a eficiência da nossa empresa”. Para 2024, a Cooperaliança também projeta um avanço considerável nas ações sociais. A cooperativa pretende adotar o modelo existente em Morro da Fumaça e implantar uma clínica de saúde voltada aos associados. “Vamos disponibilizar algumas especialidades para os nossos associados. Essa é uma demanda que já sentimos, que a população e os associados já vêm solicitando e por isso estamos planejando. Acredito que até em março ela já esteja pronta”, comenta o presidente.

Saldo de 2023 positivo

Esses novos investimentos programados para o ano que vem são o saldo de um 2023 altamente positivo para a Cooperaliança. “Fizemos grandes investimentos, conseguimos dividir as sobras, temos uma cooperativa saneada e que termina o ano com quase 11 milhões em faturamento. Essa gestão tem transformado a cooperativa e seguirá investindo, inovando e consolidando a Cooperaliança como parceira do desenvolvimento de Içara”.