Estudantes aprenderam sobre todo o processo de preparação e plantio das videiras
Içara
Na sexta-feira passada (19), os alunos da Colônia de Férias da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara tiveram uma atividade de campo. Os 160 estudantes do ensino fundamental matriculados visitaram uma vinícola na comunidade de Santa Cruz.
No local, eles aprenderam sobre todo o processo de preparação e plantio das videiras, colheram as uvas e também experimentaram o processo de preparação do vinho como era realizado antigamente. “Agradecemos ao pessoal da Videira Mattiola, que nos recebeu muito bem. Foi uma ótima oportunidade para os estudantes observar e interpretar a realidade regional onde estão inseridos, com possibilidade de se tornarem um agente transformador, ou quem sabe um futuro produtor”, observa a coordenadora da Colônia de Férias, Cida Ronconi.
Neste ano, o tema do projeto deste ano é: “Viajando pelas 5 regiões do Brasil”. A cada semana, os alunos aprendem sobre a cultura, os costumes e a culinária de uma determinada região do país. “Conhecer o plantio das uvas, que é uma cultura agrícola forte da região Sul, é uma forma de apresentar as características marcantes de nossa região. Com certeza, foi um passeio que eles jamais irão esquecer”, completa Cida.
Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Nerilda Felisberto, iniciativas como esta proporcionam a experiência prática e real que complementa o aprendizado teórico em sala de aula. “Essas atividades permitem que os alunos explorem o mundo ao seu redor, observem fenômenos naturais, compreendam a história local, e interajam com diferentes culturas. Como o objetivo da Colônia de Férias é aliar diversão e aprendizado, sabemos que foi um passeio enriquecedor em todos os sentidos”, afirma.