Novo Intendente do Rio Maina

Duda Vitali, atual presidente da Associação de Moradores do Rio Maina, assumirá a intendência do distrito do Rio Maina em Criciúma a partir de 1° de fevereiro. A decisão segue a saída de Gelson Fernandes, ex-vice-prefeito de Criciúma. Vitali, que já estava envolvido em projetos locais, conhece as demandas da região e destacou o compromisso de atender bem a comunidade. A posse está marcada para 5 de fevereiro. Fernandes solicitou exoneração para se dedicar a projetos pessoais.

TRE-SC capacitação em Direito Eleitoral

O TRE-SC, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, iniciou o Módulo de Direito Eleitoral no Curso de Formação Inicial de Magistrados. Realizado na Academia Judicial do Poder Judiciário, o curso visa capacitar 15 magistrados recém-empossados em temas específicos da jurisdição eleitoral. O módulo abrange 24 horas-aula e aborda a organização e competências da Justiça Eleitoral, preparando os juízes para a realidade dos cartórios eleitorais. A capacitação faz parte do Curso de Formação Inicial, com 480 horas-aula, organizado pela ENFAM.

Abertura da colheita de arroz

A 6ª Abertura da Colheita de Arroz de Santa Catarina, realizada em Massaranduba, foi prestigiada por centenas de pessoas, destacando a robustez da rizicultura catarinense. Lideranças políticas, incluindo o governador Jorginho Melo, e representantes do setor marcaram presença, evidenciando a importância do evento para o estado.

SindArroz-SC vê alta qualidade

Apesar de possíveis impactos climáticos, o SindArroz-SC espera uma colheita com grãos de alta qualidade, característica distintiva do arroz catarinense, segundo maior produtor do Brasil. Apresentando um otimismo cauteloso, a entidade prevê não apenas a manutenção da qualidade, mas também um aumento na produtividade nos próximos meses. Com 26 indústrias associadas, o SindArroz-SC antecipa bons negócios entre produtores e empresas cerealistas em Santa Catarina.

Cirurgias eletivas

A secretária estadual de Saúde Carmen Zanotto está ganhando espaço na imprensa com os avanços nas cirurgias eletivas em SC, com cerca de 125 mil procedimentos internados e 76 mil ambulatoriais realizados em 2023. Ela aponta melhorias como aumento de hospitais aptos e incremento nos repasses financeiros, expressando otimismo para 2024.

Valorização dos hospitais

Carmen Zanotto diz que a pasta da Saúde está beneficiando hospitais com repasses fixos e regulares. Em 2023, foram R$ 470 milhões; em 2024, serão R$ 650 milhões, promovendo melhorias no atendimento e incentivando a realização de cirurgias.

Desafios futuros

Agora a secretária anuncia a atualização da tabela para cirurgias, abrangendo diversas especialidades, reduzindo a espera para procedimentos. Ela aponta como desafios futuros a continuidade do programa de valorização e a atenção à saúde em meio a desafios climáticos, como o aumento de doenças transmitidas por mosquitos.