Içara imuniza idosos a partir de 67 anos

54

Faixa etária varia, mas ontem foi dia de vacinação pela região carbonífera

Içara, Criciúma e Região

A faixa etária imunizada contra o coronavírus diminuiu em Içara. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté, com o novo lote recebido na segunda-feira (29), a população de 68 e 69 anos começou a ser vacinada e, ontem (30), uma parte dos idosos com 67 anos de idade também passaram pela imunização.

Conforme Laura, até o momento não há previsão de chegada de novas doses, mas o município tem estratégia preparada para estender a vacinação a um público maior assim que possível. “Tendo disponibilidade de um grande número de doses, podemos cogitar nova vacinação aos sábados, mas no momento não há nada programado”, explica a enfermeira. Além dos idosos a partir de 67 anos, continua a vacinação de profissionais de saúde.

De acordo com o boletim divulgado na segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), Içara aplicou a primeira dose a 860 profissionais de saúde, o equivalente a 90,53% do previsto, enquanto 418 (44%) já receberam também a segunda dose. No caso de idosos institucionalizados, 50 já tomaram as duas doses, atingindo 113,64% do total inicialmente estimado.

Outro grupo em que a vacinação já chegou à segunda dose é o formado por idosos com 90 anos ou mais de idade: 111 (112,12%) receberam a primeira dose e 101 (102,02%), a segunda. Além desses, receberam a primeira dose pessoas de 85 a 89 anos (228); de 80 a 84 anos (395); de 75 a 79 anos (779); de 70 a 74 anos (1.121) e de 65 a 69 anos (95). Dessa forma, o município soma 3.639 primeiras doses aplicadas e 569 segundas doses. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.

Em Criciúma, acima de 69 anos

Em Criciúma, a faixa etária caiu um pouco também. Idosos acima dos 69 anos de idade começaram a ser vacinados contra Covid-19 ontem (30). As doses estão sendo aplicadas conforme agendamento feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após cadastro no portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br.

“O idoso pertencente à UBS Centro e que já possui o cadastro, deve aguardar ser chamado e a vacina será aplicada no Estádio Heriberto Hulse. Já o idoso acima de 69 anos, também da região central, mas que não possui cartão SUS e nem conseguiu fazer o cadastro, pode se dirigir à UBS Centro das 17h às 19h, lá a equipe vai auxiliar com o cadastramento e programar a vacinação”, destacou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, acrescentando que eles devem levar documento para identificação e comprovante de residência.

 “A região central concentra mais de 25% dos cadastros, o que nos forçou a mudar a estratégia e levar a vacinação para um local mais amplo e de melhor acesso para evitar aglomeração e agilizar a imunização destes idosos”, concluiu o secretário. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação dos idosos acima de 69 anos, dos demais bairros da cidade segue sendo feita por agendamento com data, hora e local.

Até o momento Criciúma já recebeu 27.480 doses de vacina contra covid-19 e mais de 21 mil doses já foram aplicadas em profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, e idosos acima de 69 anos. A cidade acompanha o Plano Nacional de Vacinação e os lotes do imunizante são recebidos do Governo Federal e encaminhados pelo Governo de Santa Catarina.