Içara terá terceira força na disputa eleitoral

185

Grupo se mobiliza para criar uma candidatura que não esteja ligada nem à situação, do prefeito Murialdo Gastaldon, e nem à oposição, de Dalvânia Cardoso

As eleições municipais em Içara sempre foram muito disputadas, mas sempre polarizadas entre o MDB e o PP. Neste ano, as conjecturas levam para outros caminhos. Os dois partidos ainda são os mais fortes e com as maiores chances de vitória, mas a história pode ser mudada se uma boa articulação for realizada. A novidade fica por conta do secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti, que sempre trabalhou nos bastidores, mas que neste ano tem o desejo de ser candidato a prefeito.

Lodetti fala que já vem demonstrando interesse antes das convenções do MDB no mês de outubro e como a condução do partido não o favoreceu está aguardando como será o comportamento da nova executiva. “Se der para ser o candidato do MDB serei”, afirma. Porém, a preferência do MDB recai sobre o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

Arnaldo destaca que não está descontente com a administração municipal, já que avalia o prefeito Murialdo Gastaldon como um dos melhores prefeitos que o município teve. Porém diverge nas escolhas políticas. “Quero propor um caminho propositivo e não quero sair do jogo”, garante o secretário quanto ao desejo de candidatura.

Lodetti explica que tem conversado de política quase que diariamente e com pessoas de todos os partidos. Ele conta que não pretende sair da Secretaria de Planejamento, mas não descarta um afastamento. “Procuro me dedicar ao meu trabalho e sou pago pelo município”, afirma.

O vereador Antônio de Melo disse que o grupo de apoio a uma candidatura que venha representar uma terceira força se reunirá no começo do ano. Segundo ele, já foram procurados por vários partidos como o PSDB, PL e PDT. “Estamos avaliando qual o caminho para formar uma corrente forte para uma terceira via”, explica o vereador.

Outros nomes

Os outros pré-candidatos já definidos são Dalvânia Cardoso, pelo PP, vereador Alex Michels, pelo PSD, vice-prefeito Sandro Serafin, pelo MDB, e empresário Anselmo Freitas, pelo PSD. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon está no segundo mandato e não poderá concorrer nas próximas eleições.