default

Capital do Mel foi a que mais se destacou no Índice de Participação dos Municípios (IPM) durante o ano

Içara

Içara encerra 2023 como líder no crescimento econômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM) divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda. O município registrou um aumento de 5,07% em relação ao ano anterior, gerando mais de R$ 2,5 milhões de ICMS para a Administração Municipal.

“Içara subiu R$ 700 milhões de valor adicionado. Isso quer dizer que em um ano, Içara gerou uma riqueza maior do que o valor de toda a economia de Siderópolis, por exemplo. Se somarmos as economias de Treviso e Balneário Rincão, não chegamos ao que Içara cresceu em 2023”, observa o coordenador do movimento econômico da Amrec, Ailson Piva.

Para a prefeita Dalvania Cardoso, a notícia vem em boa hora. “Estamos colhendo os resultados do nosso esforço e trabalho. Isso significa mais receita para investirmos em melhorias para a cidade”, pontua. “Mas não podemos esquecer que o maior mérito de todo esse crescimento é dos empresários, que arregaçam as mangas para empreenderem aqui. O poder público muito ajuda quando não atrapalha. Queremos que Içara seja cada vez mais atrativa para novos negócios, aproveitando todas as nossas potencialidades”, completa.

Outros cinco municípios da Amrec também apresentaram crescimento. O IPM, calculado anualmente, considera o movimento econômico como critério principal para a distribuição do ICMS entre os municípios catarinenses.