De agricultor a líder empresarial, Zefiro Giassi, aos 90 anos, deixa um legado duradouro na região carbonífera

Içara

Em Içara, a comunidade chora a perda de Zefiro Giassi, ícone aos 90 anos, cujo legado multifacetado marcou a cidade. Agricultor, professor, vereador, e presidente da Cooperaliança, Giassi se destacou também como empresário, contribuindo para causas sociais, esportivas e empresariais. Seu impacto vai além das fronteiras locais, inspirando gerações presentes e futuras.

O velório do lendário Zefiro Giassi ocorreu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Içara, seguido por sepultamento no Cemitério Bom Pastor.

Da simplicidade da lousa de giz à construção de um império varejista, Zefiro aplicou seus valores em tudo o que fez. Com mais de 7 mil colaboradores nas redes Giassi Supermercados e Combo Atacadista, ele deixou um legado significativo. Este legado continua em suas palavras empáticas, como ventos suaves, influenciando vidas em altitudes ainda maiores.

Antes de sua partida, Giassi recebeu homenagens, incluindo o título de Personalidade do Ano em Vendas pela ADVB/SC, destacando sua trajetória desde os dias de escassez na roça até o sucesso empresarial. Em suas palavras, ele compartilhou suas origens humildes e a crença nos valores que o impulsionaram: “Muitas lembranças me vêm agora, minha origem, meus pais e irmãos. No trabalho duro da roça, muitas vezes de escassez, tive os valores que me fizeram prosperar”.

Filho de Angelo e Lúcia, descendentes italianos, Zefiro nasceu em 29 de junho de 1933, na comunidade de Ponta do Mato, em Içara. Os registros oficiais ocorreram somente no dia 30. Padre Pedro Baldoncini, na época vigário, não permitia que um menino daquele dia tivesse um nome diferente aos santos da mesma data. Entre as opções estariam Pedro, Paulo ou José Cafasso. Mas ao pequenino, a escolha já estava feita: Zelfiro. O problema é que o titular do cartório de registro civil não entendeu direito a pronúncia. Escutou Zefiro e assim escreveu.

Ao relembrar sua jornada, Zefiro ressaltou sua relação com a comunidade e seu desejo de contribuir para o bem. Sua visão de negócios, desde a loja de secos e molhados até os supermercados, foi marcada pela qualidade e inovação, enfrentando desafios com resiliência.

Em 2010, suas histórias foram imortalizadas no livro “Do Pó do Giz ao Supermercado”, refletindo sua simplicidade, carisma e generosidade. As entrevistas revelaram suas inspirações e desafios, destacando a narrativa como um privilégio para o autor, Archimedes Naspolini Filho.

Sua fé, desde jovem, foi um pilar, refletindo-se na construção do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Zefiro Giassi deixa um legado que vai além do empresarial, iluminando a história de Içara. Sua contribuição para a cooperativa de energia elétrica em 1963 é um exemplo, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. A luz que ele trouxe permanece, guiando Içara para um futuro brilhante.

Homenagens para Zefiro

“Ele deixa grandes exemplos para todos nós. Que bom termos conhecido e aprendido com essa linda história. Desejamos aos familiares e amigos o conforto neste momento de despedida e reiteramos nossa profunda admiração por todas as realizações pessoais e profissionais possibilitadas graças ao seu compromisso com a realização de sonhos”, indica a reitora da Unesc, Luciana Ceretta.

“Zefiro Giassi foi uma figura querida e respeitada em nossa comunidade. Sua contribuição incansável e seu comprometimento com o desenvolvimento local marcaram uma trajetória de realizações notáveis. Que a saudade seja amenizada pelas lembranças de seu trabalho dedicado e pela inspiração que deixa em cada vida que teve a honra de tocar” – CDL de Içara

“Zefiro foi não apenas um empresário respeitado, mas também um cidadão exemplar, dedicado à sua família e à construção de uma comunidade melhor para todos. Sua trajetória como líder e empreendedor é inspiração para muitos. Neste momento de despedida, expressamos nossas condolências à família Giassi e compartilhamos o sentimento de perda com toda a comunidade. Zefiro Giassi permanecerá vivo em nossas memórias como um exemplo de dedicação e integridade. Que descanse em paz” – Sindilojas de Içara e Região.

“Nossos corações estão com todos os amigos que, assim como nós, sentem a perda de um grande líder e exemplo deixado pelo fundador do Grupo Giassi (Giassi Supermercados e Combo Atacadista). Seremos guardiões de sua memória, conquistas e sonhos. Descanse em paz, Zefiro” – Associação Empresarial de Içara

“Seu Zefiro teve uma trajetória íntegra, baseada na humildade e no compromisso com a comunidade. Ele não apenas gerou empregos, mas também se doou, se envolveu em causas sociais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento local. Seu legado vai além da rede supermercados. Ele personificou valores como persistência, resiliência e dedicação, inspirando não apenas empreendedores, mas o Estado de Santa Catarina como um todo” – CDL de Criciúma.

“Seu comprometimento com a comunidade, sua generosidade e seu exemplo de vida serão lembrados por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo” – ACATS.