Das 21 cidades, 17 estiveram presentes no evento, que foi promovido pela Unesc, Criciúma Esporte Clube e prefeituras

Criciúma

A bola voltou a rolar em um grande torneio de encerramento e integração entre os núcleos participantes do Projeto Tigrinhos. Das 21 cidades participantes da iniciativa, 17 estiveram representadas no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni, do Criciúma Esporte Clube. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre Unesc, Criciúma E.C. e prefeituras não ocorria desde 2019 devido à pandemia da Covid-19.

Divididas em quatro grupos, as equipes das categorias Sub-12 e Sub-14 de cada município entraram em campo durante essa quinta-feira (14). Ao fim do torneio, o núcleo de Orleans levantou o troféu de campeão no Sub-12, enquanto Maracajá ficou em segundo e São Joaquim em terceiro.

Já no Sub-14, quem comemorou o título foram os meninos de Timbé do Sul, com São Joaquim e Maracajá em segundo e terceiro, respectivamente.

Participaram do torneio as cidades de Balneário Gaivota; Criciúma; Maracajá; Jacinto Machado; Treze de Maio; Balneário Rincão; Orleans; Turvo; Santa Rosa do Sul; Urussanga; Capivari de Baixo; Morro Grande; Timbé do Sul; Meleiro; Morro da Fumaça; São Joaquim e Ermo.

Os jogos foram disputados em quatro campos do CT. “O Projeto Tigrinhos é um dos nossos maiores orgulhos. É gratificante ver crianças de toda a região utilizando os uniformes das escolinhas e se dedicando em busca de um sonho. O clube deu almoço para todas as equipes com seus professores, assim eles puderam conhecer também a nossa estrutura. Com certeza esse dia ficará marcado na memória de todos os participantes”, disse o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes.

Mais de uma década de projeto

Com 13 anos de história, o Tigrinhos já atendeu, ao todo, mais de 35 prefeituras, sendo que algumas permanecem até hoje. “É uma iniciativa que revelou diversos jogadores, para citar um exemplo: o lateral-direito Claudinho, que subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro com o Criciúma neste ano”, comenta o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias.

Por participar do núcleo, cada um dos jovens recebeu kits compostos por camisa, calção e meia, para as crianças. Já os técnicos ganharam uniformes para os técnicos.