Setur estima para a temporada de verão de 2023/2024 um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense

Da Redação

Em mais um avanço na promoção do turismo catarinense, a Secretaria do Turismo (Setur) apresentou as expectativas do governo para a temporada de verão, responsável não só pelo aumento de visitantes no estado, mas também por um maior giro na economia local e pela popularização das belezas catarinenses.

“O turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos. O verão já é consolidado no estado, mas precisamos entender que tudo está em constante evolução e precisamos nos capacitar, cada vez mais, para receber visitantes, sejam eles locais, seja de outros lugares do Brasil”, ”avalia o secretário do Turismo, Evandro Neiva.

Em 2023, o governador Jorginho Mello criou a Setur, liderada por Evandro Neiva, secretário, e pela adjunta Catiane Seif. Com a nova pasta, foi possível colocar em prática uma iniciativa estratégica, que busca potencializar o turismo catarinense. Isso demonstra o comprometimento do Estado em fortalecer e impulsionar ainda mais sua expressiva indústria turística, a qual tem apresentado resultados positivos durante o ano todo.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Hélio Dagnoni, afirmou que 2023 termina com números relevantes quanto à entrada de visitantes internacionais, sugerindo uma diversificação de público e de interesses por atrativos no estado. “A expectativa para a temporada de verão é positiva. O volume contínuo de investimentos, com abertura de novas empresas em diferentes regiões, o saldo positivo de emprego e o incremento na malha aérea com novas empresas e rotas internacionais indicam que Santa Catarina segue como destino desejado, e seu turismo se mantém como grande aposta para os negócios e a economia”, ressalta Hélio Dagnoni.

Santa Catarina foi premiada e reconhecida diversas vezes em 2023 no que se refere ao turismo, a exemplo de ser considerado o estado mais seguro do Brasil. A segurança é um pilar essencial para o setor turístico, contribuindo para a construção da reputação de Santa Catarina como um destino acolhedor e tranquilo, de forma que os visitantes têm garantia de poder desfrutar de experiências únicas e memoráveis.

A retomada do setor turístico é essencial para a economia local, e o estado está investindo em estratégias que promovem o retorno sustentável das atividades. Assim, a consolidação de atrativos e equipamentos turísticos é notável em Santa Catarina, com uma rica diversidade de paisagens, cultura e experiências.

O Setur estima para a temporada de verão de 2023/2024 um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. A estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior. Em Florianópolis, por exemplo, o Floripa Airport receberá em torno de 17 voos internacionais diários.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o transporte terrestre também passará por um crescimento no fluxo, com aumento de 24 ônibus na rota Argentina – Santa Catarina. Também haverá aumento de 20% na oferta rodoviária internacional.

O fluxo marítimo também aponta crescimentos na temporada de verão de 2023/2024, com aumento de 62% de passageiros em relação à temporada de 2022/2023, aponta a Cruise Lines International Association (CLIA). No que se refere ao número de embarcações, escalas e leitos, em Balneário Camboriú serão 5 navios e 52 escalas, enquanto Itajaí terá 5 navios e 36 escalas, e Porto Belo contará com 3 navios e 16 escalas. No total, serão ofertados cerca de 370.000 leitos. 

Acomodaçõe

Segundo pesquisa da Booking.com, Santa Catarina está entre os três estados mais procurados por turistas de todo mundo para visitar no período de novembro até o fim de janeiro. Diante desse cenário, a indústria hoteleira se mantém preparada para receber os visitantes, oferecendo serviços de qualidade e experiências memoráveis, contribuindo assim para o fortalecimento do turismo no estado e a satisfação dos viajantes que escolhem desfrutar do verão catarinense.

O diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Rui Schurmann, assegura que as expectativas para a temporada de verão na ocupação hoteleira são positivas. “As regiões litorâneas, conhecidas por suas praias deslumbrantes e atrações à beira-mar, continuam sendo destinos bastante procurados para as celebrações de Natal e Ano Novo”, completa.

Ambientes aquáticos e Cânios

Para aqueles que gostam de ambientes aquáticos, Santa Catarina possui mais de 30 parques aquáticos espalhados por todas as regiões do estado e que contam com uma temporada de verão promissora.

O coordenador de Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Jorge Scandolara Junior, a alta temporada também atrai visitantes para outras regiões do estado além do Litoral. “Praia Grande tem se tornado um destino cada vez mais popular entre turistas que buscam contato com a natureza e calor. A cidade se enche de visitantes que vêm para fazer a trilha do Rio do Boi, voar de balão e desfrutar dos diversos rios da região Caminho dos Canyons”, declara Jorge. O coordenador afirma que há uma grande expectativa para a temporada, não só do lado empresarial, mas do setor do comércio, de serviços e turismo. “Além das ações realizadas para atrair mais turistas. O aumento de voos internacionais em nosso estado também indica um cenário positivo”, complementa. Jorge Scandolara Junior

“A temporada de verão no Sul de Santa Catarina é um convite irresistível aos turistas, que encontram não apenas paisagens incríveis de tirar o fôlego, mas também um cenário de amplo desenvolvimento turístico. A Fluss Haus Land, em São Martinho, não só testemunha esse crescimento, assim como mostra uma preparação para expandir, com a expectativa de um aumento de 25% em relação a 2022 na temporada mais quente do ano, atraindo ainda mais visitantes em busca de uma experiência única”, afirma Leandro Cardoso, diretor da Fluss Haus Land.