Expectativa em alta
Comércio da região deve registrar crescimento gradativo do movimento a partir deste fim de semana. Na reta final de vendas para o Natal, o setor segue mantendo o otimismo e projetando um crescimento em comparação com os números do ano passado. Segundo o presidente da CDL de Içara, Paulo Brígido, esse deve ser o melhor Natal desde a pandemia de Covid-19. Lojas de toda a região seguem abertas até às 13h do dia 24, véspera de Natal.
O partido sinaliza
O ano de 2023 começou com Salésio Lima cotado para ser o nome do PSD na disputa pelo governo de Criciúma. De fato, ele seria, mas Clésio resolveu ir para o PSD e junto levou seus parceiros. “Isso é natural, eu entendo perfeitamente. Eu trabalhei para o Clésio. Eu sigo com minhas projeções e vou disputar a Câmara mais um mandato. Esse é o projeto”, adianta.
Redução
O Banco Central cortou os juros pela quarta vez consecutiva, reduzindo a taxa Selic para 11,75% ao ano, em uma decisão esperada pelos analistas financeiros. O Comitê de Política Monetária (Copom) tomou a decisão por unanimidade e planeja continuar com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Em comunicado, o Copom indicou que a redução da taxa Selic vai seguir.
Ano positivo
O vereador Salésio Lima comanda nesta quinta-feira a sua última sessão como presidente da Câmara. A sessão solene para entrega de títulos honoríficos e beneméritos encerra as atividades do legislativo no ano. Nesta manhã, em entrevista à Massa FM, Salésio Lima avaliou o ano no legislativo e o seu período na presidência da Casa. Lima destacou os avanços do parlamento no contato com o cidadão, a modernização de leis da cidade, a economia de recursos e o início do processo para construir uma sede própria para a câmara. Lima deve, em 2024, disputar a reeleição para a Câmara.
Grande festa
Quase 150 alunos da rede municipal de Criciúma se reuniram na quarta-feira para participar da Noite das Estrelas. O evento premiou crianças que se destacaram ao longo do ano. Em entrevista à Massa FM, o secretário Celito Cardoso destacou os avanços registrados no município ao longo do ano. Segundo ele, o município segue trabalhando para reduzir a diferença entre o desempenho dos estudantes na rede municipal e na rede privada.
Mais barato
A nova lei que reduz a alíquota de ICMS do querosene de aviação deve ampliar a oferta de voos dentro do estado de Santa Catarina. O texto, proposto pelo governador Jorginho Mello, foi aprovado nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. Pela proposta, a tributação poderá variar dos atuais 17% até 1,5%, conforme tabela criada com base em alguns critérios e metas atingidas pelas companhias aéreas. A discussão sobre uma nova alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação envolveu as secretarias estaduais de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), da Fazenda, e a Bancada do Oeste. O objetivo principal é tornar o estado de Santa Catarina mais atrativo para a ampliação de voos entre os seus aeroportos e oferecer condições para que as empresas aéreas incluam o estado no aumento da malha aérea.