Édson Souza, morador do bairro Demboski, já expôs seu trabalho em Liechtenstein

Içara

A Galeria de Arte Caio Borges, localizada no Paço Municipal Ângelo Lodetti, recebe desde desta sexta-feira (1º), a exposição “Desafios”. O artista plástico Édson Souza, morador do bairro Demboski, em Içara, trouxe ao município o quadro premiado no principado europeu de Liechtenstein, chamado de “Menino Sonhador”. O evento de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (30), em uma cerimônia com a presença de amigos e familiares do pintor.

Autodidata, Souza começou a pintar há apenas três anos, durante a pandemia. Ele conheceu a galeria içarense no ano passado, onde teve a oportunidade de ampliar o contato com outros artistas e aprimorar a sua técnica. Seguindo o estilo hiper-realista, o pintor superou a falta de recursos para se tornar um grande expoente da arte na região.

Neste ano, ele foi desafiado pelo curador Bruno Portela, de São Paulo, a criar uma obra com o tema Futebol e Arte. O prêmio foi expor a tela no 8º Salão Internacional de Arte Brasileira pela Casa Brasil Liechtenstein, na Europa. Agora, Souza trouxe os seus principais trabalhos já produzidos para o Paço Municipal.

“Suas obras são executadas nos tempos de folga do trabalho em um ateliê improvisado, dentro de casa. Ele sempre procura caprichar ao máximo, é bastante perfeccionista. Para nós, é uma honra receber a exposição desse artista tão promissor, que acima de tudo, pertence a nossa terra”, comenta a curadora da Galeria de Arte Caio Borges, Luciana Geremias.

Édson Souza nasceu em Jaguaruna. Como não tinha recursos para se dedicar à arte, acabou resguardando o talento. Focou nos estudos e no trabalho. O desejo de produzir arte e ser reconhecido ficou adormecido por muitos anos.

A história começou a mudar em 2020. No primeiro semestre do ano, ele decidiu se autodesafiar na pintura em tela. Pesquisou sobre o assunto, pois não tinha noção de como iniciar e nem mesmo de onde comprar os materiais. Encontrou algumas referências na internet, principalmente em vídeos no YouTube, e logo pintou a primeira tela.

Inspiração

“Eu comecei pintando coisas variadas, como paisagens, animais e objetos. Agora, me apeguei mais ao universo, em retratar o espaço sideral. Esse mundo me chama a atenção desde criança e é o que acredito que irá ficar como a minha identidade daqui para frente”, pontua Souza.

O artista de 52 anos encontrou no hiper-realismo a forma de demonstrar todo o talento. “Podemos dizer que as minhas obras são pinturas em alta definição, cheias de detalhes. Me redescobri na vida quando comecei a pintar, estou muito feliz com o momento que estou vivendo”, destaca.

Além de “Menino Sonhador”, “Pôr-do-sol em Santo Antônio de Lisboa”, “Amora” e “Mediterrâneo” são algumas das 30 obras expostas na galeria içarense. Em vias de se aposentar do trabalho, o artista está prestes a poder se dedicar exclusivamente à arte. “Trabalho em esmaltação, o coração da cerâmica. No momento em que vir o aposento, vou mergulhar de corpo, alma e espírito durante toda a minha rotina”, informa.

A Galeria de Arte Caio Borges está aberta para visitações de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Em outros horários, o local funciona mediante agendamento prévio. “Quando iniciamos essa ideia, o nosso intuito era valorizar e dar visibilidade aos artistas içarenses. Em tão pouco tempo, conseguimos chegar ao ápice, que foi ajudar a desenvolver o trabalho deste talentoso conterrâneo do Demboski a ponto de vê-lo ser premiado na Europa. Que a história do Édson sirva de inspiração para todos nós. O céu é o limite para os nossos sonhos, e nunca é tarde para corrermos atrás deles”, observa a prefeita Dalvania Cardoso.