Não passou

Como já era esperado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina rejeitou a proposta de redução do duodécimo para a Assembleia e outras entidades. Foi uma derrota para o governo de Carlos Moisés, mas já era derrota anunciada. Foram 31 votos contra e apenas sete votos favoráveis. O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, acompanhou a sessão e afirmou que um novo projeto vai ser encaminhado para o Legislativo. “Vamos encaminhar um projeto de lei autônomo que será construído a dez mãos com todos os poderes para garantir que as sobras possam retornar ao Executivo”, declarou.

Quadrilhão

STF aceitou ontem denúncia contra o chamado Quadrilhão do PP. Denúncia foi feita em 2017 pelo então procurador Rodrigo Janot. Ele acusa o PP de se aproveitar de esquemas de corrupção na Petrobrás para desviar mais de 300 milhões de reais.

Habeas corpus

O ministro Ricardo Lewandowski, aceitou um habeas corpus coletivo que decreta a suspensão de todas as prisões dos condenados em segunda instância que estão detidos a partir de súmula do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), como são os casos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outros condenados no âmbito da Operação Lava-Jato. Caso, no entanto, foi enviado para plenário e será julgado nos próximos dias. Ministro Gilmar Mendes também liberou para julgamento pedido de habeas corpus de Lula, que pede a suspeição do Juiz Sérgio Moro para julgar as ações da Lava Jato

Educação financeira

Alunos do colégio Maria Arlete Lodetti devem, ainda este mês, fazer a primeira colheita de hortaliças. A plantação faz parte de um projeto sugerido pelo vereador Alex Michels e que vem sendo desenvolvido em parceria com o colégio e a Secretaria de Educação. “Os estudantes fizeram o plantio no sistema hidropônico e também no sistema orgânico, desenvolveram nome, embalagens e agora vão fazer a venda. O que for arrecadado, eles definem mais tarde o destino. No entanto, o grande foco do projeto é permitir a educação ambiental destes jovens”, argumenta o vereador. Segundo Michels, a expectativa é que no próximo ano seja possível levar esse projeto para as demais escolas da cidade. Em paralelo a isso a escola também recebe nesta semana duas palestras de educação financeira. “Que faz parte da semana de empreendedorismo da cidade. Palestras que vão envolver pais e alunos e que tem, a educação financeira como tema central”.

Inovação

Unesc apresenta nesta terça-feira, em detalhes, a programação de sua Semana de Ciência e Tecnologia que será realizada em outubro. A semana, mais uma vez, vai ter a inovação como destaque. “E dar destaque a Inovação, a ciência e a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento para a região”, explica o professor Oscar Montedo.

Pré-candidato

Delegado Márcio Campos Neves pode ser o candidato do PSL ao governo de Criciúma. Nome dele vem sendo trabalhado nos bastidores. O policial seria o plano B do partido. O PSL tem como preferido o nome do deputado Daniel Freitas e também tenta filiar Júlio Kaminski. Certo é que a sigla pretende ter nome na disputa eleitoral do próximo ano na principal cidade da região.

Em Içara

O PSL também trabalha nos bastidores para participar do processo eleitoral do próximo ano. Uma das alternativas é ter nome próprio ao governo de Içara. Essa é a defesa da cúpula do PSL na cidade, mas já há partidos ensaiando aproximação de olho no que ainda resta da tal onda Bolsonaro.

Startup

Gestão Ambiental na região ganha nos próximos dias mais uma ferramenta para facilitar o trabalho dos consultores ambientais. “O e-licencie vai permitir uma gestão mais segura dos empreendimentos. O lançamento vai ser feito no dia 3 de julho durante palestra na Acic”, explica o engenheiro ambiental Luis Henrique da Silva.

Encaminhada

Deputado Rodrigo Minotto começou a semana encaminhando a emenda que vai assegurar a manutenção da maternidade no Hospital São Donato. Hospital iria usar este dinheiro, que já estava assegurado, para um outro fim. No entanto, como o Estado não honrou o contrato assinado, restou redirecionar a emenda e manter os serviços ativos.