Sobrevida ao Carvão Mineral

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada projeto de lei que regulamenta a oferta e outorga de áreas para exploração de energia elétrica em alto mar. Na sessão, também foi renovada a contratação de usinas térmicas a carvão como fonte geradora para o país. Segundo Fernando Zancan, a proposta, que ainda precisa passar pelo senado, dá fôlego ao setor carbonífero e assegura a chamada transição energética justa. “Vamos seguir conversando com as lideranças, pressionando, porque entendemos que o setor carbonífero é fundamental para a economia de Santa Catarina. Além disso, o carvão é energia firme, segura e fundamental para impulsionar o nosso desenvolvimento e que hoje é explorada de maneira sustentável.”

O X-Salada

Aquele X-Salada carregado no milho, na ervilha e entumecido como a maionese caseira, ou o famoso X com gostinho, pode se tornar Patrimônio Imaterial da cultura criciumense. A proposta que já foi alvo de debate, de chacota e de muita polêmica deve ir para pauta na semana que vem. O vereador Zairo acredita que ele vai passar e que a iguaria pode sim se tornar um patrimônio legitimamente criciumense. Segundo Zairo, o objetivo da proposta é impulsionar o setor gastronômico e os empreendedores que apostam no X-Salada como sua opção de negócio. “As pessoas vêm de outras cidades para Criciúma para provar nossa receita de X-Salada. Se fizermos um Festival do X, vai ser um sucesso.”

Agora vai

A Câmara de Vereadores de Criciúma criou um grupo de trabalho para tratar da proposta de construção de uma sede própria para o Poder Legislativo. Segundo o presidente Salésio Lima, o objetivo é tentar lançar o edital para a obra ainda este ano. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que a Câmara hoje está em um espaço inadequado e que ainda custa meio milhão em aluguel todos os anos. “Queremos ver se é possível ainda este ano tirar a licitação do papel para a obra iniciar no ano que vem”, assegura.

Mais um feriadinho

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria mais um feriado nacional no mês de novembro. O projeto de lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, ainda precisa ser validado no Senado e em seguida sancionado pelo Presidente Lula.

Acabou

Terminou nesta quinta-feira o prazo para inscrições no processo seletivo do Samae de Morro da Fumaça. Com provas programadas para o dia 10 de dezembro, o certame vai contratar 21 novos profissionais. Segundo Rogério Soratto, presidente da autarquia, os novos funcionários vão atuar principalmente na implantação do esgotamento sanitário da cidade. “Vamos começar esse projeto no ano que vem. Nossa projeção é chegar até 2030 a esgoto em 100% da nossa cidade.”

Jorginho Mello

O governador Jorginho Mello confirmou, nesta quarta-feira, em reunião com o prefeito de Cocal do Sul Fernando de Fáveri, a retomada das obras de duplicação da SC 108 e da construção do anel viário da cidade. Todo o cronograma será estabelecido pela gerência regional do Deinfra. As obras devem ser reativadas já nesta sexta-feira. Orçada em mais de 200 milhões a duplicação da 108 é a maior obra em volume financeiro do Estado em execução neste momento.