Em Brasília

O secretário-geral Arleu da Silveira esteve em Brasília ontem (29) em busca de recursos com os parlamentares para a Saúde de Criciúma. Na ocasião, ele passou pelos gabinetes dos deputados federais Darci de Matos, Daniel Freitas, Fabio Schiochet, Geovania de Sá e Júlia Zanatta. Além disso, dos senadores Esperidião Amin e Marcos Pontes. A visita a Pontes, intermediada por Amin, foi para entregar uma carta de apresentação do Parque Astronômico Albert Einstein (E=mc²) e convidá-lo para visitar a cidade. O senador agradeceu o convite e falou que, assim que possível, visitaria Criciúma, junto com o senador Amin. Arleu está levando ao pé da letra a orientação do deputado Júlio Garcia para que treine bastante. Ele é o preferido do deputado, do prefeito Salvaro e de líderes do PSD para ser o candidato a prefeito no ano que vem.

Definição

O diretório do MDB de Içara endossou ontem a indicação do nome da vereadora Carla Souza como candidata do partido ao governo do município na eleição do ano que vem. Agora, oficialmente pré-candidata, Carla Souza afirma que pretende trabalhar para reforçar a presença do partido nas comunidades e construir um projeto de governo em parceria com os eleitores de Içara. “Essa conversa com a população já vinha sendo feita de maneira constante. Agora vamos reforçar. Os demais membros do MDB deixaram claro nessa reunião que o partido está fechado em torno do meu nome. Isso me dá mais confiança ainda para preparar nosso projeto e relembrar ao içarense o quanto o MDB já contribuiu com a cidade”, destaca Souza.

Empregos

A Região Carbonífera voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos formais, aqueles com carteira assinada. Os dados foram divulgados na terça-feira. Em outubro, os 12 municípios que compõem a Amrec tiveram a abertura de 1.116 vagas. A cidade de Criciúma liderou a abertura de empregos com 604 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, a região tem mais de 6 mil vagas criadas. Das 6.079 novas vagas geradas entre janeiro e outubro, Criciúma contribuiu com 2.963, Içara com 979 e Orleans com 510. Outros municípios também apresentaram contribuições positivas, destacando-se Siderópolis (307), Urussanga (304), Morro da Fumaça (258) e Forquilhinha (240). Alguns registraram saldos mais modestos, como Lauro Müller (162), Balneário Rincão (149), Nova Veneza (141) e Cocal do Sul (88). No entanto, Treviso registrou um saldo negativo de 22 empregos no mesmo período.

Cermoful

Responsável pelo fornecimento de energia elétrica para Morro da Fumaça e para bairros de mais quatro municípios vizinhos, a Cermoful celebra neste fim de semana os seus 60 anos de história. O evento começa na sexta-feira com o tradicional Natal Cermoful e o sorteio de 60 prêmios. No sábado, a festa segue com evento regado a música e churrasco e que deve reunir todas as comunidades atendidas pela cooperativa.

Plano Diretor

A Câmara de Vereadores de Içara realiza nesta quinta-feira, a partir das 18 horas, uma audiência pública. O evento será realizado na sede do poder Legislativo e é aberto a toda a comunidade. Na pauta, a discussão sobre o projeto que atualiza o plano diretor da cidade. Segundo o vereador Davi Nazário, passada a audiência, a expectativa é que o projeto vá para o plenário até o final da primeira quinzena de dezembro.

Natal

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio revelou que o catarinense tem a intenção de gastar, em média, R$ 689 nas compras de Natal. O valor é pelo menos 30% maior que o montante aplicado nas compras do ano passado. A pesquisa também mostra que a maioria dos consumidores pretende apostar no chamado presente útil e se planeja para pagar as contas à vista.

Voltando à pauta

Após muitas conversas com os pares da Mesa Diretora, com os demais vereadores e entidades da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Salésio Lima (PSD), acaba de instituir, por meio do ato 50/2023, o grupo de trabalho pró-construção da nova sede da casa legislativa. “Já está pacificado que a casa precisa de uma nova sede para comportar suas atividades, receber o cidadão e oferecer acessibilidade a todos”, justifica Salésio. Ele ainda lembra que o terreno já foi cedido à câmara (Lei 8.270/2022), que o projeto arquitetônico, os projetos complementares e o orçamento já estão concluídos.