Um grande exemplo

A noite de quarta-feira (8) foi especial para a reitora Luciane Ceretta. Ela recebeu na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, o Prêmio Líderes – LIDE Santa Catarina, que celebra o mérito em diversas áreas no estado. Ceretta foi reconhecida na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional”. O prêmio consolida a reitora da Unesc e presidente do Sistema Acafe como uma das mais importantes líderes de Santa Catarina para o cenário nacional. Essa, aliás, foi a primeira vez que o prêmio, nessa categoria, foi entregue a uma mulher. O reconhecimento conferido a Luciane não é apenas resultado de sua atuação durante a tramitação do projeto “Universidade Gratuita” do Governo do Estado, mas também de sua significativa contribuição à ciência, premiada nacionalmente com o Prêmio Mulheres na Ciência. Sua liderança na Unesc, reconhecida entre as universidades mais empreendedoras do país, foi essencial para esse merecido reconhecimento. A reitora fez questão de expressar sua profunda gratidão, ressaltando que o prêmio é fruto do esforço coletivo em prol da ciência e da educação de qualidade. Ela dedicou o prêmio a todos que colaboram para levantar as bandeiras da Universidade e da Acafe, destacando que a conquista é resultado do esforço conjunto e do comprometimento de cada indivíduo envolvido. A Lu é, sem qualquer sombra de dúvida um grande exemplo.

Equipamento novo

A Casan deve iniciar nos próximos dias a instalação de hidrantes mais modernos em pelo menos dois bairros de Criciúma. A informação é do vereador Salésio Lima. Segundo o presidente do Legislativo a medida é uma resposta a lei aprovada na Câmara e que exige a adoção de dispositivos para retirar o ar da tubulação. Em entrevista a Massa FM o vereador explicou que os novos hidrantes já contam com o dispositivo e que, em tese, devem diminuir o gasto dos usuários.

Revitalizando

O governo do Município de Criciúma confirmou nesta quarta-feira a revitalização da Rua Urussanga. A informação é do secretário Arleu da Silveira. Em entrevista ao Microfone Aberto ele explicou que o investimento é de um milhão de reais. A estimativa é de que a obra seja concluída em no máximo 30 dias. O projeto foi apresentado aos moradores na noite desta quarta-feira.

Livros

O governador Jorginho Mello, que faz até aqui um governo morno, resolveu baixar decreto para tirar livros de bibliotecas da rede estadual. Claro, haverá os que irão defender usando o mesmo repente de família e religião. Sinceramente tem situações mais urgentes, pautas mais importantes. Teria feito um serviço muito melhor ao estado se o governador tivesse criado uma campanha para incentivar a leitura.

Alternativa

O PSDB de Cocal do Sul segue articulando nos bastidores a presença do partido no processo eleitoral do ano que vem. Ex-vereadora e ex-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa, Giovana Galatto é o nome cotado pelos tucanos para compor a chapa majoritária em 2024. Em entrevista ao Microfone aberto ela explicou que vem se preparando para a disputa, estudando as necessidades do Município e ouvindo a comunidade. Uma das opções do partido é compor com o Partido Progressista, mas segundo Galatto nenhuma possibilidade está descartada.

Atraso

A conclusão das obras na Giro Lodetti, a rua coberta de Criciúma, deve sofrer um novo atraso. Segundo o secretário de Governo Arleu da Silveira, um novo processo licitatório para retirada dos postes precisou ser realizado pelo município. Agora a previsão é de que a obra seja inaugurada até o dia 20 de dezembro. A expectativa é que, finalizada, a rua se torne um novo ponto de encontro dos criciumenses.

E a Reforma Tributária

O senado aprovou na quarta-feira o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o placar foi o mesmo: 53 a 24. A votação em primeiro turno foi concluída pouco depois das 19h, já o resultado do segundo turno foi conhecido duas horas depois. A aprovação da PEC exigia o voto de pelo menos 49 dos 81 senadores. Como a PEC passou por mudanças no senado, terá de voltar à câmara dos deputados para uma nova votação.