Trabalhos são realizados com auxílio de uma escavadeira hidráulica e reduz risco de alagamentos

Criciúma

A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Criciúma, intensificou os trabalhos de desassoreamento do Rio Criciúma, no bairro Paraíso. Durante essa semana, a limpeza está sendo feita com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, mais conhecida como “pescoçuda”. O trabalho é necessário para desobstruir a passagem da água, aumentar a vazão do rio e reduzir o risco de alagamentos nas comunidades criciumenses.

“Durante a limpeza, encontramos muito lixo no rio. Isso dificulta a passagem da água, aumentando, consequentemente, o risco de alagamentos durante os períodos de chuva. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte e coloque o lixo em seu devido lugar. Pedimos a compreensão da população para o bem-estar de todos”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Belloli, o desassoreamento consiste na limpeza do Rio Criciúma, retirando da água todos os resíduos e entulhos, sem alterar o leito original do rio em relação a largura e profundidade. “Em Criciúma, são realizadas várias ações de combate aos alagamentos. A limpeza dos rios e as obras de macrodrenagem são medidas assertivas, que estão dando resultados”, afirmou.

O trabalho é realizado frequentemente no município, não apenas em épocas de fortes chuvas. A ação é autorizada pela Defesa Civil de Criciúma. “Nos últimos meses, durante os períodos de chuva, o bairro Paraíso enfrentou problemas, quando o rio saiu fora da calha, atingindo algumas residências. Então, por isso, o desassoreamento é emergencial”, explicou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes

Obras de macrodrenagem e Canal Auxiliar

No bairro Pio Corrêa, desde 2022, o Governo de Criciúma coordena obras de macrodrenagem. Os serviços devem beneficiar uma área de quase 2 km², abrangendo as ruas João Cechinel, Mário da Cunha Carneiro, Marcelino Champagnat, Avenida Humberto de Campos, José Gaidzinski e Guerra Junqueira.

Já o Canal Auxiliar é uma obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. A etapa três das obras de prolongamento da estrutura tem o objetivo de prevenir enchentes e aumentar a capacidade de vazão do rio. Os trabalhos iniciaram atravessando a região central da cidade, em uma extensão de 1,7 mil metros, entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim.