Projeto Sorrindo Melhor é formado por equipe multiprofissional

Criciúma

Num trabalho desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), o Projeto Sorrindo melhor é voltado àquelas pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela transitória ou de longo prazo, que as impossibilitam de acessar os serviços comuns de saúde, que chegam ao serviço por meio do Sistema de Regulação.

A partir de novembro de 2022, os procedimentos também passaram a ser realizados em Instituições de Longa Permanência, sendo que, desde então, cinco destas já receberam a equipe da Unesc.

“Esta é uma iniciativa que nasceu da ideia de um grupo de professores absolutamente envolvidos com a formação acadêmica de excelência e leva a saúde para aquelas pessoas que não conseguem chegar à Unesc. Futuramente, estes estudantes serão trabalhadores de saúde infinitamente melhores, formados naqueles valores e preceitos que a Unesc se propõe a construir no decorrer da sua história”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Além dos profissionais contratados para atuar no projeto, a ação conta com estagiários da graduação dos cursos da área da saúde da Unesc. Até o momento, mais de 1,2 mil atendimentos já foram realizados pelo projeto, sendo que cada paciente recebe a visita dos profissionais de quatro a seis vezes. Destes, 70 foram realizados em Instituições de Longa Permanência; 53 a domicílio e 24 em hospitais. Já os procedimentos giram em torno de 1,4 mil com Fisioterapeuta; 200 com Nutricionista; 2,8 com Odontologista e 440 com Psicóloga.

O Pronas, programa que o Sorrindo Melhor é vinculado, é financiado por empresas por meio da dedução fiscal. “Ele só ocorre porque as empresas confiam no projeto”, enfatiza.

O projeto Sorrindo melhor atinge um público que não chega aos equipamentos de saúde, seja por acessibilidade arquitetônica; locomoção, ou outros motivos. Assim, esta iniciativa oportuniza que as pessoas com deficiência tenham uma saúde melhor, contribuindo com a qualidade de vida delas.