Grande Verão

Não temos eventos é verdade, mas a temporada de verão no Rincão tem animado os comerciantes. Como a pandemia impediu muitos de viajar, a movimentação tem sido até maior que a de em anos anteriores. Momento para muita gente redescobrir o Rincão e conhecer de perto os avanços que foram registrados na infraestrutura da cidade ao longo dos últimos anos. Claro que ainda há muito a ser feito, mas hoje o Rincão já apresenta alguns atrativos que se comparam com os bons destinos do litoral de Santa Catarina. Ainda é preciso aproveitar melhor o potencial das lagoas. É fundamental que se tragam empreendimentos que possam também ajudar a atrair cada vez mais visitantes. É preciso investir em esgotamento sanitário, mas a verdade é que o Rincão, mesmo na pandemia, está conseguindo produzir um grande verão.

Digerindo

MDB ainda não digeriu a derrota sofrida na disputa pela presidente da Câmara de Vereadores em Içara. Há uma mágoa no ar com a migração de tucanos e membros do próprio partido para o lado de Itamar da Silva. Ita, por outro lado, já trabalha para implantar seu modelo de gestão no legislativo. Escolha de João Paulo para a função de diretor foi muito elogiada. Pelo menos nestes primeiros dias a relação com o restante do parlamento tem sido de muita harmonia.

Enxuto

Dalvânia Cardoso tem mantido sua posição de iniciar a gestão com um governo enxuto e com poucas nomeações. Essa deve ser uma tendência pelo menos até metade deste ano. A postura, no entanto, já começa a provocar algumas reações. PSL e PTB tem reclamado nos bastidores o fato de ainda não terem conseguido emplacar ninguém no Paço.

Visitinha

Prefeito Clésio Salvaro fez ontem uma visitinha aos seus novos gestores. Fez questão de passar em cada setor para tomar pé de como anda a gestão de Criciúma neste início de novo mandato. Foi acompanhado da secretária de governo Kátia Smielevisk. Objetivo inicial é de apresentar os novos secretários aos seus funcionários, mas também serve para dar aquela pressãozinha básica. Afinal de contas, o olho do dono engorda a boiada.

Reinventar

Secretário de Educação Miri Dagostin já começa avaliar a volta às aulas presenciais em Criciúma. Já sabe que terá que se reinventar. O próprio governo tem no quadro quase 200 servidores que são Grupo de Risco e que, por este motivo, não conseguirão lecionar normalmente.

Esperando

Expectativa é de que já em janeiro as máquinas comecem a roncar na Jorge Lacerda. Empresa JR de Içara é a responsável pelo processo de restauração da rodovia, velha reivindicação de toda a região.

Vitamina Inocente

Um fato, denunciado pela oposição e muito explorado na mídia em 2017, que era o possível envolvimento do presidente Ricardo Bittencourt na pratica de crimes eleitorais em campanha estadual do ano de 2014, acaba de ter fim na Polícia Federal. A PF concluiu que tanto Vitamina, quanto a Cermoful (que sequer foi indiciada no processo) não tiveram qualquer envolvimento com o caso. Um dos anseios de Ricardo, ainda em vida, era provar sua inocência na situação. A família tem comemorado muito o resultado que afasta o sentimento de injustiça e esclarece de vez os fatos.

Recco é candidato

O atual presidente da Cermoful, Rudi Recco, lançou oficialmente sua candidatura para a continuidade do projeto frente à Cooperativa. Ele está com sua composição praticamente fechada e deve divulgar os nomes nos próximos dias. O trabalho do atual conselho de administração é considerado positivo por mais de 90% dos associados, o que deve alavancar muitos apoios a composição. Recco tem como principal bandeira manter o trabalho desenvolvido até aqui.

Organizando

Secretaria de Educação de Morro da Fumaça já começa a trabalhar pela volta das atividades presenciais na rede do município. Tendência é que o ano letivo seja aberto no dia 18 de fevereiro com o modelo híbrido. Por ele, parte das crianças ficam em casa em uma semana e a outra metade vai para a sala de aula. Na semana seguinte muda a escala. A ação será necessária já que em tempos de coronavírus ainda não há como assegurar a volta de todas as turmas, muito menos a volta do velho normal.