A tainha ou a ova? Não dá para saber qual é a mais gostosa

Chef PV Show ensina como fazer a bottarga e também a tainha espalmada

Eu realmente não sei a resposta para o título dessa coluna, mas com certeza, sei que não precisamos responder. Tanto a tainha ou a sua ova podem ser incríveis se bem aproveitadas. E os preparos são os mais diversos, seja fritas, assadas, a churrasqueira, com acompanhamentos, enfim. Hoje eu escolhi duas receitas, a tainha espalmada e a bottarga, que é a ova curada. Vamos a elas?

Como fazer bottarga?

A bottarga é uma especialidade culinária de vários países do Mediterrâneo (Itália, França, região do Magrebe, Espanha, Grécia), feita da ova de certos peixes (sargo, atum-rabilho, tainha etc.) salgada e seca.

Ingredientes: sal refinado e 1 ova de tainha.

Modo de preparo: Em um recipiente, faça uma cama de sal e acomode a ova de tainha. Depois cubra essa ova com sal. Deixe na geladeira maturando por cerca de sete dias e estará pronta. A bottarga pode ser consumida in natura ou até mesmo ralada por cima de massas e colocada no meio de risotos. É marcante e acentua o sabor dos ingredientes a seu redor.

Receita de tainha espalmada com batatas

Ingredientes: 1 tainha espalmada, sal, páprica defumada, alho em pó, alho picado, batatas inglesas, tomates cerejas, alecrim, tomilho e azeite extra virgem.

Modo de preparo: Cozinhe as batatas até ficarem al dente. Depois corte em pedaços espessos, cobrindo o fundo de uma forma. Adicione tomates cerejas nos meios das batatas, alecrim, tomilho e finalize com manteiga e azeite extra virgem.

Com a tainha espalmada, adicione sal, páprica defumada, alho em pó e alho picado, massageando sua carne. Finalize com azeite extra virgem, manteiga e leve a assadeira em cima da cama de batatas. Leve ao forno pré-aquecido em 190° e deixe por 30 minutos. Confira se esta assada e suculenta e sirva.

Essa é uma combinação suave que vai te proporcionar uma refeição intensa de sabor, mas leve, permitindo que você aproveite melhor os dias frios que são típicos da temporada da tainha.

No QR Code desta página você acessa o vídeo para me ver fazendo as receitas. Bom apetite.