Comércio catarinense volta a crescer em junho

5

No Brasil, o volume de vendas manteve-se estável na passagem do mês

Da Redação

Em junho, o volume de vendas do comércio catarinense avançou 0,5%. O resultado reflete o bom desempenho do setor no Dia dos Namorados e contrasta com a queda observada em maio (-2,8%). No Brasil o volume de vendas manteve-se estável na passagem do mês. E, entre as Unidades da Federação, 22 apresentaram variação positiva enquanto cinco recuaram.

Os demais indicadores do volume de vendas do varejo restrito em Santa Catarina também se expandiram em junho: frente a igual mês de 2022 (0,1%), no acumulado no ano (3,0%) e no acumulado dos últimos 12 meses (1,8%). No Brasil, tais crescimentos foram de 1,3%, 1,3% e de 0,9%, respectivamente.

Na passagem de maio para junho, o volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina cresceu 0,6%, e no Brasil 1,2%. No acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, os percentuais são de 4,1% e de 2,0% para o estado e de 4,0% e de 1,1% para o País, respectivamente.

Não obstante, em relação ao volume de vendas em junho de 2022, o varejo ampliado catarinense expandiu-se 2,8%. Importante lembrar que agora o varejo ampliado diferencia-se do varejo restrito por incluir três atividades: Veículos, motos, partes e peças; Material de construção e; Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o popular “Atacarejo”.