Mês voltado à saúde da mulher teve ações especiais da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria de Saúde de Içara finalizou mais um Outubro Rosa com uma grande adesão das pacientes. Ao longo do mês, voltado à promoção da saúde da mulher, sobretudo com a prevenção ao câncer de mama, foram realizados mais de 8 mil procedimentos nas unidades do município.
“Tivemos 300 solicitações de mamografias, 550 exames preventivos, mais de 5 mil consultas médicas e de enfermagens em mulheres de 20 a 69 anos e mais de 3 mil outros tipos de procedimentos. A campanha foi um sucesso, mas relembramos que o ideal é cuidarmos de nossa saúde durante todo o ano”, pontua Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
No terceiro sábado do mês, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estiveram com as portas abertas para ampliar os atendimentos. No total, foram realizados 1.914 procedimentos, incluindo exames preventivos, testes rápidos e solicitações de mamografias.
As empresas e entidades da cidade que solicitaram visita receberam as equipes de enfermagem para palestras e rodas de conversa voltadas ao público feminino. “O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, é importante conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Ao ser descoberta no início, a doença tem uma taxa de letalidade muito mais baixa”, observa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.
Na semana passada, o Clube de Mães do Centro fez entrega para a Rede Feminina de Lanções e Fronhas, pintadas e bordadas, para uso da casa Rosa.