10ª edição do Solve for Tomorrow reuniu mais de dois mil trabalhos e projetos sobre placas fotovoltaicas

Criciúma

O Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, de Criciúma, está na final do prêmio Solve for Tomorrow Brasil — programa global de cidadania corporativa da Samsung. Com o projeto “Melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água”, a turma do terceiro ano do Ensino Médio ficou entre as dez finalistas da premiação.

“Estar entre os finalistas nos dá a oportunidade emocionante de competir pelo primeiro lugar, representando nossa região, reconhecendo a excelência do Cedup e o esforço dos alunos, professores e funcionários na busca da qualidade educacional”, conta o professor orientador Felipe Torquato Vieira. “Esse reconhecimento e a chance de alcançar a vitória final nos deu ainda mais gás para continuar. Nosso objetivo agora é estar no pódio e temos trabalhado muito nesse sentido”, complementa.

O protótipo desenvolvido pelos estudantes é uma alternativa para reduzir o impacto ambiental provocado pelas fontes de energia que geram resíduos poluentes. Para isso, foi criado um sistema de resfriamento para melhorar a performance de placas fotovoltaicas.

Para o professor, o projeto é uma alternativa para o meio ambiente, por se tratar da melhoria da eficiência energética no uso de uma energia renovável. No entanto, segundo ele, apesar de o uso de placas fotovoltaicas estar muito em evidência, pouco se discute sobre a baixa eficiência do sistema, que gira em torno de 20%. Felipe conta que a equipe construiu um protótipo que foi crucial no desenvolvimento e aprimoramento da eficiência das placas fotovoltaicas por meio do resfriamento.

Para a etapa final, os finalistas devem produzir um vídeo para explicar com mais detalhes a ideia de seus projetos. O material será publicado no site oficial do programa e será avaliado por um Júri Popular, com votações que devem acontecer entre 16 e 26 de novembro. A cerimônia final do programa acontecerá no dia 28 de novembro – data em que serão anunciados os vencedores da edição.