Unidades de saúde terão horários estendidos para atender pacientes.

Içara

O câncer de colo do útero é causado, principalmente, pela infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV). Esta infecção é muito frequente e, na maioria das vezes, não casa a doença. Contudo, em alguns casos, as lesões celulares podem evoluir para o câncer. Como estas alterações são diagnosticadas facilmente nos exames preventivos, a realização periódica da coleta, também conhecida como papanicolau, tem grande importância, para que o problema possa ser curado antes de se tornar mais grave. Neste mês, devido ao Março Lilás, as equipes da secretaria de Saúde de Içara realizam uma série de ações focadas na prevenção e no atendimento das mulheres que estão em atraso com esses procedimentos.

A campanha tem como objetivo ampliar, também, a conscientização. “Nós, da Atenção Básica de Içara, estamos realizando cuidados relacionados à saúde da mulher, principalmente com foco no câncer de colo de útero”, salienta a coordenadora de Atenção Básica de Içara, enfermeira Sônia Rocha da Silva.

Horários ampliados

Todas as terças-feiras, haverá horários ampliados das 16 às 20 horas nas unidades de saúde, para que as mulheres que trabalham durante o dia também possam realizar a coleta do preventivo. “Atenderemos com livre demanda e com agendamentos diretamente nas unidades dos bairros”, explica, frisando que, no primeiro dia, foram 264 pacientes atendidas.

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o exame deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Isso pode incluir homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos. 

  • Sinais e sintomas de alerta

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA).