Foguete, sonda espacial e míssil chegaram ao parque ontem para servir de atração ao público

Criciúma

Os novos equipamentos para apreciação e estudo do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² começaram a ser instalados ontem (30), em Criciúma. O foguete, de nove metros de altura, o míssil de quase três metros e a sonda espacial, de quatro metros, serão entregues oficialmente à população durante as comemorações dos 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, no próximo sábado (4), em solenidade programada para as 16h30.

“Esses novos equipamentos são muito mais do que simples objetos para apreciação. Eles servirão como instrumento de pesquisa para nossos estudantes, proporcionando uma experiência com peças originais. São objetos que vieram para enriquecer esse grande fomento à ciência e ao turismo, que é o Parque Astronômico, um dos mais modernos do país”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As maquetes foram adquiridas junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado no município de São José dos Campos (SP). Os equipamentos são compostos por peças originais, de projeto com pequenas alterações para que possam ser afixados para exposição. Todos passaram por um processo de desmilitarização, onde os componentes internos foram removidos para facilitar o transporte, a instalação e evitar riscos aos operadores e à população. Portanto, as maquetes continuam sendo uma representação fiel ao projeto aerodinâmico original.

Segundo o chefe da Divisão de Mecânica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, major engenheiro Arruda, os foguetes VS-40 e Sonda II foram utilizados em experimentos científicos como rota tecnológica para o desenvolvimento de satélites. Já o míssil MAA-1 é um projeto nacional, que representou avanços no desenvolvimento de tecnologias sensíveis de defesa nacional. O míssil teve o seu uso descontinuado após a suspensão das atividades da empresa desenvolvedora.

“Os criciumenses receberão três grandes presentes da FAB. Esses equipamentos são fruto de muito trabalho e horas de desenvolvimento, suportados por toda a sociedade brasileira”, afirmou Arruda.

Sobre os equipamentos

O foguete, modelo VS-40, é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida, com capacidade para efetuar missões com cargas úteis científicas e tecnológicas de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu. Até então, foram realizados três lançamentos, sendo dois no Brasil e um na Noruega. O míssil, modelo MAA-1, é um instrumento de curto alcance para combate aéreo, guiado por infravermelho.

Já a sonda espacial (Sonda II) foi o primeiro foguete cujo projeto, fabricação estrutural, propelente e proteção térmica, foram desenvolvidos pelo DCTA, da FAB. A última versão possui massa de decolagem de 370 kg, com apogeu de 50 a 100 km e capacidade para 20 a 70 kg de carga útil. Ao todo, já foram lançados 61 foguetes tipo Sonda II.